Segurança Pública expande serviços de atendimentos a ocorrências no interior
Com o compromisso de atender o interior do Pará, dando celeridade aos atendimentos de ocorrências de urgência e emergência da população, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Segurança Pública (Segup) vem realizando a expansão gradativa dos serviços 190 e 193 com entregas de Centros de Atendimento e Despacho de Ocorrências (Cads) em Regiões de Integração de Segurança Pública (RISP).
A última, ocorrida na segunda-feira (23), em Breves, faz parte da diretriz denominada “Falando Por Todo o Pará”, desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (Ditel), da Segup, e que contemplará 13 RISP’s e um total de 40 municípios paraenses.
A ação, criada em agosto de 2019, tem a proposta de integração e expansão da rede de radiocomunicação digital em várias regiões do Estado, integrando todos os sítios de repetição instalados e a serem instalados, migrando gradativamente do sistema convencional para o sistema troncalizado.
Com a expansão, o atendimento à população será mais ágil em relação aos despachos de ocorrências, destaca o titular da Ditel/Segup, Coronel Odiney Nogueira. “Uma das facilidades é poder descentralizar o atendimento dos grandes centros urbanos sem perder o controle centralizado. Além, é claro, a possibilidade de integração com os sistemas nacionais de consulta e alertas”.
No primeiro semestre deste ano, já foram implantados centros em Marabá, Altamira, Santarém, Capanema, Paragominas, Conceição do Araguaia, e Portel. Além do Centro Integrado de Comando e Controle em Salinópolis e Mosqueiro, durante a Operação Verão. No projeto da diretriz, a perspectiva de expansão abarca 55 centros de atendimento por todo o Pará.
Contudo, explica Coronel Odiney, a quantidade pode ser reavaliada já que em unidades com pouco efetivo, o centro perde sua efetividade. “Os Cads necessitam de pessoal, pelo menos um por turno, para receber os atendimento e despachar para as equipes em campos. Em certas cidades, este efetivo que recebe é o mesmo que atende ao chamado. Deste modo, essa cidade será despachada pelo Núcleo Integrado de Operações (Niop) ou outro Cad da região”, esclarece.
A implantação dos Cad’s leva em consideração o tamanho da unidade, efetivo existente, mas principalmente, cobertura da rede de radiocomunicação. “Muito desses centros que foram implantados já possuíam rede rádio com cobertura considerada de 50 km. Com a integração e expansão da rede, o alcance dos CAD passou a mais de 150km”, salienta o titular da Ditel.
Integração e agilidade para despacho de ocorrências
O Centro de Atendimento e Despacho efetivou no final do ano passado, quando a Segup promoveu um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública/Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP) para o uso da ferramenta Sinesp/CAD+VOIP, sendo implantado primeiramente no Centro Integrado de Operações (Ciop), em seguida Castanhal, Santa Izabel, Vigia e São Miguel do Guamá, concluindo 2020 com Salinópolis.
Com esta mudança há a possibilidade de unificação e controle de todas as redes de radiocomunicação, aumento de cobertura, sigilo e segurança nas comunicações através de criptografia, transmissão integrada de voz e dados, controle total da utilização da rede, entre outros benefícios.
Com a modernização do atendimento, o usuário que realizar um chamado pelos telefones 190 ou 193, será automaticamente direcionada para a central telefônica Asterisk instalada no Centro Integrado de Operações (Ciop), em Belém, e encaminhada, automaticamente, para o Núcleo Integrado de Operações (NIOp) ou para os Cads mais próximos do local da ocorrência, para assim, as viaturas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros ou do órgão de segurança mais próximo possam ser acionados para atender ao chamado.
Poderá ocorrer, também, em situações onde as linhas telefônicas estiverem ocupadas, de um segundo atendente, localizado em outra cidade, receber a ligação, fazer o registro e repassar as informações para o local de origem da ocorrência. Desta forma, haverá o aumento no número de atendimentos e a agilidade para a ação.
Texto: André Macedo (Ascom/Segup)