Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Campanhas do final de semana vão beneficiar 1.800 pacientes internados na rede hospitalar

Por Vera Rojas (HEMOPA)
30/08/2021 13h16

O grupo Desbravadores, da Terra Firme, atendeu ao chamado do Hemopa e garantiu 125 coletas de sangue para a rede hospitalarUnidades da Hemorrede estadual funcionaram para coleta de sangue neste sábado (28) e domingo (29), o que resultou em cerca de 450 bolsas de sangue em benefício direto de 1.800 pacientes internados na rede hospitalar do Pará.

No sábado (28), funcionaram o Hemocentro Regional Marabá e os Hemonúcleos Altamira e Capanema. Em Belém, como expediente normal, funcionaram a sede do Hemopa e a Unidade Coleta Castanheira. No domingo (29), a gestão do Hemocentro Regional de Santarém abriu as portas aos voluntários da causa da doação de sangue, o que também aconteceu no Hemonúcleo Abaetetuba. 

Em Belém, as ações contaram com ajuda de grupos de voluntários que tornaram o sábado com um ótimo quórum solidário com o comparecimento de 125 e 113 coletas com a participação dos grupos “Desbravadores” e “Sangue Corinthiano”. Paralelo a isso, houve a campanha em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama) com o apoio do grupo “Os Supremos”. Na Unidade Coleta Castanheira foram registrados 87 voluntários e 67 doação de bolsas de sangue.

Em Altamira, um contingente de militares também aderiu ao chamado pela solidariedade e compareceu para a doação de sangueHemopa Marabá - A campanha das 7h às 15h, no sábado somou mais 42 coletas para o estoque de sangue unidades que recebeu um total 53 voluntários, entre eles, o capelão da União Internacional de Pastores Voluntários e pastor da Igreja Batista Central, em Marabá, Osvaldo Ferreira dos Santos. "Estamos nessa ação doando sangue e também sensibilizando sobre a importância desse ato solidário e de amor ao próximo. Aproveito para convidar a você que ainda não é doador, para viver esse momento e experiência de ajudar o próximo, há muitas pessoas necessitando. Parabenizo ao Hemopa de Marabá pelo trabalho que tem sido feito e pelo trabalho que estamos fazendo. Que Deus abençoe a todos, venham doar sangue”.

Também houve coletas no Hemonúcleos Altamira, de 7h às 18h com a participação de 37 candidatos e 36 coletas de sangue. No Hemonúcleo Capanema, a ação  ocorreu de 8h às 16h, com 24 participações e 20 doações de sangue.

Santarém também registrou o comparecimento de doadores para assegurar o abastecimento do banco de sangue do Hemopa na regiãoDomingo (29), a ação estratégica foi realizada 7h às 15h, no Hemonúcleo de Abaetetuba, com o registro de 52 voluntários e a coleta de 48 bolsas de sangue. O doador de sangue e membro da Igreja Adventista do 7° Dia, Raildo Guimalhães, participou de mais uma edição do projeto “Vida por Vidas” em parceria com o Hemopa. “A importância de doar sangue vai muito além de apenas fazer o beneficio social, temos um grande privilegio e oportunidade de salvar vidas. O projeto tem acompanhado e salvado muitas pessoas, durante muito tempo essa parceria tem dado muito certo e somos gratos a Deus, por ele nos conceder a oportunidade de salvar, assim como ele nos salvou na cruz”.

Santarém - O Hemopa local realizou campanha de 7h às 17h, que resultou em 140 comparecimentos,  sendo que 123 bolsas coletadas, entre elas da estudante de Biologia, Joquebeide Prado Costa, 23 anos, que marcou a coleta de número 1000 do Hemocentro Regional de Santarém, no mês de agosto. "Já sou doadora de sangue e sempre tento manter a regularidade do ato da doação de sangue  a cada 3 meses. Sou muito grata a Deus por ter saúde e pode ajudar as pessoas que precisam".

Torcedores do Corinthians estiveram no Hemopa em Belém e, solidariamente, também garantiram doações de sangue para salvar vidas Segundo o gerente da unidade, Joaquim Azevedo, a meta da abertura do Hemopa no domingo era de 80 coletas. “Ultrapassamos a meta prevista graças a solidariedade do povo de nosso município e região. Agradecemos a cada voluntário e à gestão da sede da Fundação Hemopa por confiar em nosso trabalhado de sensibilizar a prática desse ato solidário para salvar vidas. Obrigada”. A coleta realizada vai beneficiar cerca de 500 pacientes internados na rede hospitalar da região.

Para doar sangue, os interessados precisam seguir os critérios básicos: ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar mais de 50 kg; estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH), passaporte ou carteira de trabalho). 

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar sete dias após cada dose.

Mais informações podem ser obtidas nos telefone: 0800 2808118, de segunda a sábado, de 8h às 17h.