Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇOS

Moradores de Afuá recebem o 'Saúde Por Todo o Pará' neste sábado (28)

Mais de 13 mil atendimentos já foram realizados pelas Expedições Marajó I e II. Neste sábado (28), a ação também ocorreu em Chaves e na segunda-feira (30) será a vez de Gurupá

Por Giovanna Abreu (SECOM)
28/08/2021 14h12

Ao ouvir no rádio que a Expedição Marajó II estaria neste sábado (28) no município de Afuá, a dona de casa Denize Pereira se deslocou logo cedo do Sítio Tapuia, comunidade próxima à cidade, para trazer o filho, João Miguel, 4 anos, que tem paralisia cerebral, para receber atendimentos de saúde. 

“Eu vim esperando que fossem fazer só a medição do tamanho da cadeira de rodas para o meu filho, mas quando chegamos soube que seríamos premiados com uma cadeira para ele. É muito emocionante, quando eu vi a cadeira de rodas, me deu vontade de chorar porque vai melhorar muito a vida dele, que só se movimenta engatinhando e já criou muitos calos no joelho. Desde a hora que ganhou, não saiu mais. Ele disse que é o novo carro dele”, conta, emocionada, Denize.

O município de Afuá, conhecido por ser a cidade das bicicletas, parou, neste sábado (28), para receber o Projeto 'Saúde Por Todo o Pará', que integra a Expedição Marajó II, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). 

A primeira-dama do Pará, Daniela Barbalho, considerada madrinha da Expedição, esteve na Escola Estadual de Ensino Médio Leopoldina Guerreiro – Sede, local da ação itinerante, e afirmou que estar na 14ª cidade do Marajó contemplada com serviços de saúde gera muita felicidade. “Estamos cumprindo a nossa missão que é levar saúde para todo o Pará. Estamos muito felizes com essa ação, por aproximar, cada vez mais, o Governo do Estado da população”, assegura. 

O prefeito de Afuá, Mazinho Salomão, afirmou ser uma honra receber a primeira-dama no município e ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado para trazer serviços de saúde ao Marajó. “Não tenho lembrança de uma prima-dama visitar o nosso município trazendo serviços essenciais à saúde da nossa população”, diz. 

O secretário adjunto da Sespa, Sipriano Ferraz, que também esteve na ação, explica que a Expedição já sai da cidade com as informações necessárias para criar um planejamento estratégico. “O intuito é retornar no próximo mês já com as melhorias necessárias que iremos viabilizar, a partir de um diagnóstico situacional feito nos municípios. Isso marca um governo presente, um governador atuante e esperamos mudar a realidade da saúde no Marajó”, pontua.

Redução da mortalidade materna

Paola Reyes Além de levar serviços de saúde à população marajoara, um dos principais objetivos do projeto é promover o ‘Pacto pela Redução da Mortalidade Materna', a partir de um diagnóstico situacional, para identificar a realidade dos municípios voltada ao atendimento à mulher, quais as principais fragilidades, para, posteriormente, trazer devolutivas e qualificações para a rede materno infantil. 

Para isso, uma equipe da Coordenação da Mulher da Sespa visitou a Unidade Mista, a Unidade da Zona Rural e o Hospital Municipal de Afuá. “A principal dificuldade que encontramos é de acesso a consultas médicas, muitas vezes pela carência do profissional, além da necessidade da realização de exames, que são serviços essenciais para que a gente alcance um pré-natal de qualidade e um parto seguro”, explica a enfermeira Fátima Bastos, que atua na coordenação.

Atendimento

Fabio Lobato com a esposa e filhoNo total, já são mais de 13 mil atendimentos realizados, uma média de 1.000 por dia. O 'Saúde Por Todo o Pará' já passou por Ponta de Pedras, Muaná, Soure, Salvaterra, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre, Cachoeira do Arari, Santa Cruz do Arari, Breves, Melgaço, Portel e Anajás. 

Neste sábado (28), a ação também ocorreu no município de Chaves. A Expedição Marajó II encerra na próxima segunda (30) levando serviços de saúde ao município de Gurupá. Ao todo, as 16 cidades que compõem o arquipélago do Marajó foram contempladas. 

Davi AiresO coordenador da ação, Davi Aires, afirma que a Expedição vem abraçar a parceria do Governo do Estado com os municípios marajoaras, fazendo o máximo de atendimentos para a população. “A gente preza por um atendimento humanizado, no qual todos são acolhidos. Sabemos da dificuldade de acesso a atendimentos de saúde, por isso, estamos de braços abertos esperando a todos”, assegura. 

A moradora de Afuá, Sirlandia Azevedo, trouxe a filha Paloma, 5 anos, para receber os serviços de saúde e reforçou a qualidade do atendimento recebido. “Fui super bem tratada. Recebi um atendimento rápido e educado em um ambiente tranquilo. Às vezes, a gente demora muito para conseguir uma consulta, tem que ficar horas na fila, e hoje, em menos de 1h, já consegui consultar a minha filha. Saio daqui muito tranquila, feliz e agradecida”, afirma. 

CIIR

Uma equipe do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) integra a equipe do projeto itinerante e atua, principalmente, para auxiliar no diagnóstico precoce de problemas que podem acarretar atraso no desenvolvimento das crianças.

“Recebemos também muitas demandas para próteses, sobretudo, por acidentes com animais peçonhentos, além de solicitações de cadeiras de rodas. Trouxemos uma equipe especializada que faz avaliações e testes nas crianças (orelhinha e linguinha), assim como avaliação nutricional, para facilitar o acesso a esses serviços”, conta Paola Reyes, diretora executiva do CIIR.  

Serviços

Entre outros serviços disponibilizados durante a ação, estão a triagem de enfermagem, atendimento médico com clínico, pediatra e ginecologista; emissão de carteira de pessoa com deficiência, testes rápidos e aconselhamento; vacinação (Influenza, HPV, Hepatite B, Sarampo e DTPA); palestras educativas sobre saúde da mulher, saúde da criança, saúde bucal, orientação sobre o aleitamento materno e alimentação de bebês e crianças e distribuição de kits de higiene bucal; emissão de passe livre intermunicipal. 

Além do cadastro para a entrega de órteses, próteses e cadeiras de rodas, com as adaptações necessárias e sob medida e encaminhamento para aparelhos auditivos. Ao todo, 100 profissionais estão envolvidos na ação itinerante.  

“Uma ação muito importante que o Governo do Estado está trazendo para a nossa comunidade, muita gente precisava desses serviços que não tem disponíveis nas unidades de saúde daqui, como o pediatra. Meu filho estava precisando dessa consulta e teríamos que viajar para realizá-la, então aproveitamos a oportunidade e ele já vai se consultar. Além de economizar, é gratificante receber esse atendimento sem precisar sair de onde moramos”, ressalta o professor Fábio Lobato.