Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRAS E ASSUNTOS RURAIS

Emater realiza Feira Empório Sustentável no Belém Porto Futuro

Por Governo do Pará (SECOM)
27/08/2021 18h37

A Feira do Projeto Empório Sustentável da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) acontecerá neste fim de semana (dias 28 e 29), de 16h às 21h no Belém Porto Futuro, próximo à zona portuária de Belém, reunindo 30 expositores, entre agricultores familiares, artesãos e outros produtores agro familiares que vão comercializar seus produtos diretamente ao consumidor, sem atravessadores.

Atualmente, estão cadastrados no projeto 103 expositores de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Soure, Bragança e Santa Izabel.

A supervisora adjunta do escritório local da Ilhas, Katharine Batista, ressalta que o projeto visa fortalecimento da agricultura familiar rural, urbana e periurbana de forma sustentável, com foco na melhoria da qualidade de vida das famílias.

“O projeto nasceu com o objetivo de capacitarmos o nosso público e facilitar a comercialização direta ao consumidor. Assim os agricultores cultivam, os produtores criam os animais e esses produtos saudáveis e de qualidade favorecem o consumidor, pois são comercializados de forma direta do produtor ao consumidor, por meio de nossas feiras itinerantes”, explica Katharine.

Parte das feiras itinerantes do projeto acontecem em parceria com instituições como o Hemopa e as Secretarias de Cultura e de Educação do Estado e prefeituras municipais.

“Nós estamos ampliando esses municípios, assim também como número de produtores e a diversidade de produtos já bem variados como artesanatos, biojóias, doces, compotas, biscoitos, queijos, hortaliças, frutas, peixes, entre outros”, detalha Katharine.

Além de encaixar esses produtores nas feiras itinerantes, o projeto investe na ampliação do conhecimento produtores sobre o próprio negócio. No último curso promovido, produtores atendidos pelo escritório local da Emater em Ananindeua foram capacitados em gestão financeira.

Serviço: A Feira Empório Sustentável da Emater acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto, no Belém Porto Futuro, no horário de 16 às 21 horas.

Texto: Etiene Andrade (Ascom/Emater)