Adepará busca o reconhecimento da equivalência de inspeção em produtos de origem vegetal
Em reunião com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Superintendência Federal da Agricultura no Pará (SFA/PA), a diretoria da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) tratou sobre o reconhecimento da equivalência do Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISBI-POV). O encontro entre os diretores ocorreu na sede da Adepará, em Belém, na tarde desta quinta-feira (26).
Participaram da reunião o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Mapa, Glauco Bertoldo; o coordenador-geral de Qualidade Vegetal do Mapa, Hugo Caruso; o superintendente da SFA/PA, Milton Leite; o diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo; o diretor de Defesa e Inspeção Animal da Adepará, Jefferson Oliveira; e a diretora de Defesa e Inspeção Vegetal da Adepará, Lucionila Pimentel.
O Estado do Pará pleiteia o reconhecimento da equivalência do SISBI-POV, que trará benefícios aos produtores, como agregação de valor aos produtos e abertura de mercados. O Pará pode ser o pioneiro, no País, a aderir ao SISBI-POV, que poderá ser assentido por todas as agroindústrias de produtos de origem vegetal.
As agroindústrias que aderirem ao SISBI-POV poderão comercializar suas produções em todo o país e estarão aptas à exportação, respeitando os protocolos do país importador.
“A Adepará passará por uma auditoria orientativa da Superitendência Federal de Agricultura no Pará, iniciada por meio de solicitação oficial da Agência. O Plano de trabalho, incluindo a execução dos treinamentos para a capacitação do quadro de servidores da Adepará, que atuará na inspeção vegetal, deve ser concluído até novembro deste ano”, disse Lucionila Pimentel, diretora de Defesa e Inspeção Vegetal da Adepará.
“A Agência tem um serviço de inspeção robusto e bem preparado, com um corpo técnico qualificado e buscamos estar na vanguarda nacional ao aderir o SISBI-POV, o que será um grande passo dado pela área técnica vegetal. Hoje já possuímos equivalência ao SISBI POA e Selo Arte, agora avançaremos em mais uma frente. Nosso objetivo é estar entre as agências de defesa mais bem preparadas do Brasil”, destacou na oportunidade o diretor geral da Adepará, Jamir Macedo.