Seduc realiza o plantio de mudas em espaços com o projeto “Palmira Verde”
O projeto busca conscientizar alunos sobre a preservação do meio ambiente
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da 10ª Unidade Seduc na Escola (USE), promoveu no último dia 18 de agosto, a ação “Palmira Verde” que consistiu na plantação de mudas de plantas frutíferas em sete escolas da rede estadual de ensino, localizadas nos bairros da Cabanagem, Icoaraci, Parque Verde, entre outros.
Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Palmira Gabriel, localizada no bairro do Mangueirão, em Belém, realizaram o plantio de várias mudas que surgiram após a poda de árvores com risco de queda que estavam no espaço da unidade.
O projeto “Palmeira Verde”, idealizado pela escola Palmira Gabriel, é desenvolvido com o auxílio de professores de Biologia e Química e demais servidores que buscam despertar nos estudantes e toda a comunidade escolar a importância dos cuidados e preservação do meio ambiente, contribuindo também para a formação de cidadãos conscientes que vivenciam a sustentabilidade de suas atitudes.
A aluna da 3ª série do ensino médio da escola Palmira Gabriel, Ana Helena Nunes, conta que “o espaço verde incentiva, nós, alunos, a preservarem mais o meio ambiente”, disse a estudante.
A iniciativa surgiu devido à queda de uma árvore nas dependências da escola, em que foi necessário acionar o órgão responsável para realizar o processo de poda do vegetal, firmando assim, o compromisso de reflorestar espaços com frutas frutíferas.
“Fiquei encantada com cada passo dado para contribuir contra a degradação do meio ambiente e fico mais feliz porque o projeto rompeu barreiras saindo da Escola Palmira Gabriel indo para demais unidades jurisdicionadas pela nossa USE. O mais satisfatório é que os diretores estão empolgados e já sinalizaram outros projetos de implantação de horta e de pomar nas dependências da escolas, de modo que os alunos sejam responsáveis por cuidar das árvores. Agradeço a Seduc, por meio da Coordenação de Ações Complementares (CAE) que abraçou e apoiou esse projeto, conseguindo outras as mudas por meio de doação da Idelflor” destacou Ione Alves, gestora da Use 10.
Giovana Costa, da CAEC, ressalta que este projeto tem como objetivo manter a floresta em pé, proporcionando melhor climatização e arborização nas escolas, tendo em vista espaços enormes em algumas unidades de ensino.
“Durante o plantio, fiquei muito satisfeita, pela iniciativa da gestora da Use 10 de envolver outras escolas para participar do plantio. Foi excelente o entusiasmo de alunos e professores. É muito bom ver que os profissionais da educação e seus alunos estão envolvidos nesta causa social e ambiental para mantermos a floresta em pé. Parabéns ao projeto da escola Palmira Gabriel que de maneira singela multiplicará essas ações’’ disse Giovana.