Projeto ‘Segurança por Todo o Pará’ realiza oficinas de capacitação em Marabá
Iniciativa do Sistema de Segruança Pública quer reduzir as mortes violentas, o número de roubos, entre outros crimes na região do sudeste do estado
Membros do Comitê Integrado de Segurança Pública Regional participam, em Marabá, da oficina do projeto "Segurança por todo o Pará" Por meio da implantação do projeto ‘Segurança Por Todo o Pará’, em Marabá, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) realizou oficinas junto aos representantes que integram o Comitê Integrado de Segurança Pública e Defesa Social Regional (Cispeds) a fim de dialogar e consolidar o Plano Tático de ação da região. Os encontros ocorreram na última terça-feira, 24, no auditório do Senai, no município.
De acordo com a Secretaria, o projeto tem como principal meta reduzir as mortes violentas, o número de roubos, bem como a violência contra a mulher e a violência sexual contra criança e adolescentes. Na região sudoeste, os principais desafios nessa área são a criminalidade e a violência doméstica.
As oficinas serviram de base para melhorar efetivamente as políticas públicas que vêm sendo deflagradas pelo Governo do Estado. Atualmente, o enfrentamento da violência vem sendo expressivo graças a qualidade dos serviços prestados pela segurança pública. Com o CIispeds e as propostas integradas se busca uma maior redução dos índices criminais.
O direcionamento do projeto foi detalhado aos gestores, levando em consideração necessidades singulares aplicando questionários e metodologias etnográficas específicas para a região. “A Segup atingiu o ápice na redução dos índices nos últimos dois anos e, atualmente, esta secretaria encontra-se com desafios ainda maiores para reduzir ainda mais os números atingidos em suas metas", afirma o Capitão Rodrigo Martins, coordenador de políticas de prevenção da Segup.