Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Berço de centenas de nascimentos por mês, Santa Casa celebra dia da infância

Por Governo do Pará (SECOM)
25/08/2021 14h47

A maior maternidade pública do norte do Brasil, a Santa Casa do Pará, tem motivos de sobra para festejar o dia 24 de agosto: o Dia da Infância, data que tem como propósito promover uma reflexão sobre as condições em que as crianças vivem. No Brasil, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são consideradas crianças as pessoas com até 12 anos incompletos.

Médica e diretora técnica assistencial da Fundação Santa Casa, Norma Assunção, explicou que a Santa Casa é um hospital materno infantil que cuida das crianças desde a primeira infância, e isso é fundamental para a sociedade como um todo.

Diretora Assistencial da Fundação Santa Casa, Norma Assunção“Cabe a nossa instituição cuidar deles desde a primeira infância. Temos a missão institucional de olhar a criança com o cuidado que ela merece. E para nós, que fazemos a Santa Casa, o dia da infância é muito importante porque a instituição tem o atendimento materno-infantil como linha de cuidado prioritária. A criança é o nosso foco de trabalho, por isso temos profissionais qualificados e capacitados para fazer esse atendimento e garantir que elas possam crescer, se desenvolver e serem cidadãos importantes para o nosso Estado.”

Nestes primeiros sete meses de 2021, nasceram na maternidade da Santa Casa mais de 4,7 mil crianças. Cada um com uma história diferente. O pequeno Emanuel já está em casa, mas logo que nasceu foi à UTI neonatal e ficou entubado por mais de um mês. “Ele nasceu de parto normal, prematuro de seis meses, pesando 780 g e foi direto para a UTI neonatal.  A saúde dele está boa e os servidores da Santa Casa foram muito atenciosos com ele e com todos os bebês. Os técnicos, enfermeiros e médicos estavam sempre do nosso lado orientando a gente, eles fizeram um excelente trabalho, só tenho que agradecer”, conta a mãe, Anita Soares.

Anita Gomes Soares

Essa foi a primeira gravidez de Anita Gomes Soares (19 anos), que mora em Santarém, oeste do Estado, mas devido a complicações no parto foi transferida à Santa Casa. Ela diz que gostou muito do atendimento recebido na instituição e se considera parte da família Santa Casa. “Foi tudo muito rápido, cheguei, fui avaliada e logo fui internada. Gostei do atendimento porque o pessoal foi muito atencioso. Devido ao longo tempo de internação comecei a criar vínculos de amizade com os funcionários, principalmente com as ‘mães técnicas’, que são as responsáveis pelos bebês”. 

Elisângela Leal Moraes, 37 anos e mãe de três crianças, uma de dezesseis, uma de nove, e a caçula Alice, de 1 ano e 9 meses. Ela conta que é do município de Igarapé-Miri, nordeste do Estado, mas veio para Belém por causa da caçula, que nasceu com megacólon congênito, uma condição de nascença que compromete o funcionamento do intestino grosso e impossibilita a criança de evacuar. “Ela já tinha recebido alta, mas por conta de umas intercorrências tivemos que voltar. Já estamos aqui há mais ou menos duas semanas. E ainda bem que estamos aqui, pois temos recebido um tratamento excelente. Tem pessoas que realmente se aproximam não só como médicos ou psicólogos, mas que vão mais além, que possuem um cuidado humanizado, e graças a Deus minha filha tem tido um acompanhamento muito bom com excelentes profissionais".

A Fundação Santa Casa do Pará detém o título de Hospital Amigo da Criança desde 1998, concedido pelo Ministério da Saúde e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef) aos estabelecimentos de saúde que mantêm iniciativas de sensibilização ao aleitamento materno. 

Serviço: A Santa Casa do Pará possui uma Unidade Materno Infantil com UTI neonatal, UCI pediátrica, Unidade Método Canguru, Banco de Leite Humano, serviço de cartório e o Ambulatório da Criança, onde as crianças são imunizadas e realizam os testes do pezinho, do olhinho e do ouvido. A FSCMP fica localizada na Rua Bernal do Couto, 1040 - Umarizal, Belém/Pará. Telefone: (91) 4009 0300 - 4009.

Texto: Helder Ribeiro (Ascom/Santa Casa)