Aulas no Polo Metropolitano Pré-Enem, em Belém, motivam alunos da rede pública estadual
Ensino é voltado para estudantes da rede pública estadual que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro de 2021
O polo de ensino criado pelo Estado para auxiliar estudantes que tentarão a vaga no ensino superiorInaugurado em 2 de agosto pelo Governo do Estado, o Polo Metropolitano Pré-Enem segue a todo vapor com as aulas presenciais para os alunos da rede estadual de ensino que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro próximo.
As atividades no Polo se iniciaram no dia 9 de agosto, com aulas inaugurais em uma programação de acolhimento e ambientação dos estudantes aos espaços do cursinho preparatório, em que eles conheceram o cronograma das aulas bem como a dinâmica ministrada ao longo do ano e o processo de aprendizagem em todas as disciplinas pedidas no edital do Enem, como Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e a Redação. Christian Albert, aluno da Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso
A unidade é destinada, exclusivamente, para os alunos que estão cursando a 3ª série do ensino médio de Belém, Ananindeua, Benevides, Santa Bárbara e Marituba. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira e divididas em dois módulos - nos turnos da manhã, tarde e noite, por um corpo docente formado por 23 professores de diversas áreas do conhecimento. Além disso, o espaço de aprendizagem dispõe de uma estrutura física e tecnológica totalmente equipada e com capacidade para atender até 6.300 alunos, mas, por conta da pandemia da Covid-19, está atendendo, inicialmente, 3.400 estudantes da rede estadual, o que é equivalente a 57,14% da capacidade total.
O coordenador do preparatório presencial, Luiz Cunha, conta que as aulas são planejadas de modo que deixe o aluno envolvido e compenetrado nos estudos para a melhor absorção do conteúdo. Professor Luiz Cunha, coordenador das aulas presenciais
“A dinâmica das aulas está ocorrendo de acordo com a experiência de cada professor e da capacidade de aprender do aluno. O processo de aprendizagem é através de apostilas, aulas dinâmicas, música, data show e muita imagem. Nossos 17 primeiros dias têm sido emocionantes e os professores estão empolgados e dedicados a alavancar um projeto tão revolucionário”, frisou Luiz.
A aluna do cursinho, Agatha Valadares, concluiu os estudos em 2020 pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nossa Senhora do Carmo, no bairro do Tapanã, e conta que não se sentia preparada para realizar o Enem, mas que com este novo projeto do Governo do Pará, tem esperança de tirar uma boa nota final do ano.
Alunos que já assistem às aulas no Polo Metropolitano“Essa iniciativa por parte do Governo do Estado e da Seduc me fez ter vontade de estudar novamente. Me formei ano passado e me senti desmotivada para o Enem. Aqui no cursinho, as aulas têm sido ótimas e os professores são maravilhosos. É um privilégio fazer parte do Polo Metropolitano Pré-Enem e me sentir cada vez mais perto do meu sonho de ingressar no ensino superior”, disse Agatha.
Outro aluno que está empolgado e feliz com o espaço é Christian Albert, matriculado na Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso. Ele destaca que o preparatório chegou em ótima hora.
“Eu fazia o meu horário de estudos em casa, mas ainda sim era ruim, pois eu não tinha um professor ou pessoa que pudesse me orientar e repassar os conhecimentos necessários para as matérias. Participar dessas aulas está sendo muito útil e gratificante demais”, disse o estudante.
Enem Digital
O Polo Metropolitano Pré-Enem também oferta a modalidade não presencial, por meio do Enem Pará Digital, e já tem 3 mil candidatos inscritos. A plataforma disponibiliza, de forma on-line, conteúdos preparatórios para o Enem e seguem com inscrições abertas.
SERVIÇO
O Polo Metropolitano mantém as inscrições abertas para as aulas presenciais no Módulo II, pelo turno da manhã, e de segunda a sexta-feira, no horário de 19h às 22h.
O candidato pode se inscrever pelo Portal da Seduc: www.seduc.pa.gov.br.
*Com colaboração de Rodrigo Moraes (Ascom/Seduc).