Escola Estadual Benjamin Constant completa 120 anos dedicados à Educação
Em 2019, a unidade educacional passou por obras de reconstrução, garantindo melhorias estruturais e tecnológicas à comunidade escolar
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamin Constant, no bairro do Reduto, em Belém, completou 120 anos de história e compromisso dedicados à educação paraense, nesta quinta-feira (19). A unidade foi fundada em 19 de agosto de 1901, pelo então governador Augusto Montenegro.
No início das suas atividades, a escola recebeu o nome de “Segundo Grupo Escolar”, mudando de denominação para Benjamin Constant, em homenagem ao professor e político Benjamin Constant Botelho de Magalhães, um dos propulsores do sistema republicano no Brasil. Atualmente, a escola atende 397 alunos no ensino fundamental de tempo integral e ensino médio regular. A escola centenária atende 397 alunos no ensino fundamental de tempo integral e ensino médio regular
A diretora, Márcia Lopes, conta que fazer parte da equipe pedagógica da unidade é uma satisfação muito grande e parabeniza todos aqueles que, de forma direta ou indireta, contribuíram para o desenvolvimento e crescimento do espaço.
“É muito bom fazer parte da comemoração de mais um ano de existência da escola estadual Benjamin Constant. Gostaria de parabenizar e agradecer todos os que fazem ou já fizeram parte desta instituição de ensino, funcionários, professores, pais e alunos. Cada um contribuiu para a consolidação de um ensino de qualidade e ajudou a semear o conhecimento no ensino público de nosso Estado”, ressaltou a gestora.
Em decorrência da pandemia, a comemoração foi realizada por meio de um ato simbólico com os alunos e professores cantando o hino do Pará durante o hasteamento da bandeira. Vale ressaltar que as aulas presenciais retornaram no último dia 2 de agosto, no formato híbrido com 25% do número de alunos por turma, seguindo todos os protocolos sanitários.
O estudante da 1ª série do ensino médio, Luís Fernando da Gama Pessoa, de 15 anos, conta que tem orgulho de fazer parte da história de uma escola centenária.
“Estudar no Benjamin Constant é uma grande honra, porque é uma escola bastante prestigiada e privilegiada, tanto na questão dos educadores, quanto na estrutura escolar. Estudar aqui tem suas dificuldades, como em qualquer outra escola, por conta do seu tempo integral, mas com isso pude aprofundar meus laços com meus colegas e professores”, disse Fernando.
A ex-aluna Anne Renata ZaniniO tempo que passou na escola foi transformador e a ajudou a galgar os seus objetivos, como conta a ex-aluna, Anne Renata Zanini Guedes de Oliveira Santos, de 19 anos. A ex-aluna concluiu o seu ensino médio em 2018 e hoje cursa o Arquitetura e Urbanismo.
“Me senti feliz por ter feito parte dessa história, por ser uma escola centenária, ela continua atual, tem uma pegada moderna e por agir dessa forma ela faz com que todos se sintam parte de um mecanismo que é atuante e transformador. Acredito que em sua maioria existem professores empenhados e comprometidos com os alunos no Benjamin. Faço votos de felicidade para que essa data se propague e que continue conquistando vitórias na educação”, disse a ex-aluna, Anne Renata, agora graduanda de Arquitetura.
Investimentos
No ano de 2019, a unidade educacional recebeu obras de reconstrução e ampliação, beneficiando professores, estudantes e a equipe técnico-pedagógica. O espaço ganhou novas salas, laboratório de informática e salas multiuso, além da readequação de acordo com as leis de acessibilidade.