Seaster e Escola de Governança promovem capacitação para a rede da Assistência Social
É a segunda etapa do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (CapacitaSUAS), ofertada para agentes da assistência social
Com o tema "A importância da capacitação - Controle Social e Vigilância Socioassistencial - no ano de conferências da assistência social", a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), em parceria com a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), realizou a mesa de abertura da segunda etapa do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social, o CapacitaSUAS (polo 02). A atividade destaca os cursos ofertados como elementos chave de suporte para os trabalhos desenvolvidos na assistência social. A transmissão da abertura foi realizada através do canal do Youtube da EGPA.
O CapacitaSuas tem o objetivo de garantir a oferta de formação e capacitação permanente para profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial, além de adequar as ações de políticas públicas da assistência social à necessidade da população.
“A educação permanente no SUAS busca a centralidade dos processos de trabalho e fortalecimento das práticas profissionais, importante contribuição para os gestores municipais na leitura socioeconômica de seus territórios e a partir dos dados gerados, a possibilidade de fomentar politicas públicas para melhoria de seus municípios” explica a coordenadora de Educação Permanente e Gestão do Trabalho da Seaster, Lea Oliveira.
"Nestes eventos contamos com a participação de representantes técnicos estaduais e nacionais, para trazerem experiências práticas da atuação", ressalta Reynan Abreu, coordenador de Ensino a Distância da EGPA.
O calendário para a capacitação inclui aulas na modalidade de Ensino a Distância no novo Ambiente Virtual de Aprendizado da Escola de Governança, além de eventos ao vivo, como a mesa de abertura, e plantões pedagógicos com orientadores para a produção de atividades durante o curso.
"Entre 16 de agosto até 26 de setembro vamos desenvolver a segunda etapa do CapacitaSUAS e é importante pontuar que até o dia 25 de agosto, estaremos no momento de ambientação na plataforma e introdução aos fundamentos gerais da política de assistência", explica Reynan.
As inscrições para este polo já estão finalizadas e os municípios que o compõem são: Marabá, Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Rondon do Pará, Palestina do Pará, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Aurora do Pará, Capitão Poço, Concórdia do Pará, Dom Eliseu, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Paragominas, Ulianópolis, Água Azul do Norte, Bannach, Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã, Xinguara, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Pau D'Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionopólis, Eldorado dos Carajás e Parauapebas.