Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Marajó: Muaná recebe os serviços do projeto 'Saúde Por Todo o Pará'

Por Rodrigo Reis (PC)
18/08/2021 15h37

Depois de passar por Ponta de Pedras e Soure, a equipe do projeto "Saúde Por Todo o Pará" (região Marajó) chegou a Muaná, mais conhecida como a terra do camarão. A equipe, composta por 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e pessoal de apoio, realizou 882 atendimentos, entre consultas (115) emissão de passe livre (30), entrega de 100 kits de higiene bucal, além da entrega de 10 cadeiras de rodas à Pessoas com Deficiência (PcD). 

A ação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Paula Franssinete, e contou com a presença da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho. Uma outra equipe do projeto realizou atendimentos no município de Salvaterra. 

A primeira-dama, Daniela Barbalho, madrinha do projetoNo total, são 100 profissionais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que vão percorrer 15 municípios do arquipélago, até o dia 30 de agosto. Amanhã (19), os municípios de São Sebastião da Boa Vista e Cachoeira do Arari serão os próximos a receberem os serviços de saúde da ação itinerante.

O coordenador da expedição Marajó, David Aires, fez uma balanço da ação itinerante de Muaná. "Atendemos uma demanda grande de pessoas e isso mostra que estamos no caminho certo, nosso objetivo é atender o maior número possível de pessoas, em todos os municípios em que a ação ocorrer", disse.

O prefeito de Muaná, Eder Azevedo Magalhães, o Biri, participou participou da ação e disse que a população do Marajó precisa de serviços diferenciados de saúde, e que o projeto está cumprindo este papel. 

"Sabemos das dificuldades que o povo marajoara enfrenta para receber serviços de saúde na capital, então quando uma ação como esta vem até o município, é motivo de muita alegria. O Governo do Estado está de parabéns pela iniciativa e, neste caso, colocamos alguns profissionais da prefeitura para apoiar a equipe da Sespa que está na cidade", pontuou. 

O projeto prioritário de Governo ‘Pacto pela Redução da Mortalidade Materna’ no Estado do Pará, leva em consideração o aumento no número de óbitos maternos na região do Marajó e que a pandemia do Covid-19 gerou impactos negativo no perfil epidemiológico dos municípios que compõem a região. 

A equipe multiprofissional oferece serviços exclusivos e diferenciados para atender mães e crianças do arquipélago que necessitam de serviços de saúde, sendo mais uma estratégia do governo estadual para ampliar o acesso da população paraense à serviços de qualidade. 

A primeira-dama Daniela Barbalho também visitou o espaço onde ocorreu a ação e reforçou a importância do projeto "Saúde Por Todo o Pará". "O Objetivo é um só: é levar serviços de qualidade por todo o Pará e, com isso, reduzir o número de mortalidade infantil", salientou.

Durante as ações, uma equipe do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) avalia se há malformações em crianças e se observada a necessidade, será encaminhada à avaliação da cirurgia ortopédica do CIIR.

O projeto começou na terça-feira (17) e deve seguir até o dia 2 de setembro, visitando os municípios de Cachoeira do Arari, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista, Afuá, Chaves, Soure, Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. 

A munícipe Nazaré Diniz, 26 anos, moradora do centro da cidade, conseguiu que seu filho, de 4 meses, realizasse alguns exames durante a ação. "Ele precisava fazer alguns exames há uns dois meses, e não conseguia. Mas, hoje, tudo mudou. Consegui, inclusive, atendimento referenciado para ele possa realizar uma cirurgia. Agradeço ao governo do Estado, que mandou esta ação para o que município. Eu só tenho a agradecer", contou emocionada.

Nazaré DinizA aposentada Talcila Barata, de 65 anos, tomou a vacina da Influenza H1N1 e saiu satisfeita com o atendimento que recebeu. "Fui muito bem atendida, do início ao fim. A equipe está de parabéns pela acolhida e pelo atendimento humanizado. Além disso, fui atendida em tempo recorde. Parabéns Governo do Estado pelo excelente serviço prestado aqui no município de Muaná", comentou.