Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL

Moradores do Icuí-Guajará, em Ananindeua, recebem ação de registro e cadastro para emprego formal

Por Paulo Garcia (SEINFRA)
18/08/2021 14h59

Aldry Notargiacomo, 18 anos, concluiu o ensino médio e participou da programação do TerPaz para se cadastrar ao primeiro empregoA busca pelo primeiro emprego. Esse é o objetivo do jovem Aldry Notargiacomo, de 18 anos, ao concluir o ensino médio. Ele soma no currículo diversos cursos para o mercado de trabalho. “Terminei o ensino médio recentemente e estou aqui procurando uma vaga, eu já fiz capacitação em enfermagem, em auxiliar em farmácia, assistente de saúde bocal e informática básica, então qualquer vaga nessa área seria bom”, disse.

Assim como Aldry, diversos moradores do Icuí-Guajará, em Ananindeua, participaram na manhã desta quarta-feira (18), da ação do programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz) para cadastro de emprego na Escola Estadual Icuí Laranjeira. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), e tem o objetivo de contribuir e oferecer aos moradores cadastro para trabalho e consulta à vaga de emprego.

Maura Rezende, gerente de intermediação de mão de obra da Diretoria de Trabalho e Emprego (DTE) da Seaster: chance nos bairros“Nós estamos cadastrando o morador dentro do seu próprio território e, assim, conseguir captar vagas para que ele possa ser inserido no trabalho dentro da sua área. Essa é a importância dessa ação, em fazer a intermediação do mapeamento das áreas dos comércios locais, e desses comércios colocarem a oportunidade de trabalho para o próprio morador dentro do seu bairro”, informou Maura Rezende, gerente de Intermediação de Mão de Obra da Diretoria de Trabalho e Emprego (DTE) da Seaster.

Maura Rezende conta ainda que esse serviço vem colhendo bons resultados. “Essa busca é constante, a gente tem feito em outros territórios do TerPaz essa intermediação e já conseguimos bons resultados, de pessoas que conseguiram ser contratadas, como no Jurunas, Cabanagem e, se tudo der certo, aqui no Icuí também teremos casos positivos também”, concluiu.

A autônoma Karolene Brenda, 23 anos, aguardava na fila da ação do TerPaz para dar entrada na 2ª via de sua certidão de nascimentoDurante o atendimento, os técnicos mapeiam vagas com a ajuda do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que trabalha com uma rede de empregadores. Dona Rejane Caxias, de 53 anos, é serviços gerais, mas está há dois anos desempregada. “Estou em busca de um novo emprego e, graças à Deus, fiquei sabendo dessa ação e vim aqui me cadastrar, a minha expectativa é que eu consiga o quanto antes uma vaga. Estou sem renda, estou precisando muito”, disse Rejane.

Registro

Ainda na Escola Estadual Icuí Laranjeira foi realizada a ação “Meu Registro” também oferecida pela Seaster. A comunidade teve acesso a serviços de forma gratuita, como a emissão da 1ª e a 2ª vias da certidão de nascimento e a 2ª via da certidão de óbito.

A autônoma, Karolene Brenda, de 23 anos, aguardava na fila para dar entrada na segunda via da certidão de nascimento. “Estou precisando trocar a minha certidão, a minha está muito velha e, como fiquei sabendo dessa ação aqui próximo de casa, aproveitei para renovar”, disse.

Igina Mota Sales, coordenadora de articulação de programas e projetos estratégicos da Seaster: "as pessoas precisam de inclusão"De acordo com a coordenadora de Articulação de Programas e Projetos Estratégicos da Seaster, Igina Mota Sales, esse serviço aumentou bastante dentro dos territórios. “As pessoas precisam de inclusão, tem muita gente que não consegue acessar as políticas públicas, não conseguem acessar escolas, tratamento médico, até para casar ou receber uma pensão, porque não tem os documentos necessários. A gente tem recebido muitas pessoas que estão precisando da primeira via, ou seja, que nuca tiveram o documento, ou de extravio, então a gente está fazendo campanha e orientando essas pessoas a tomarem cuidados com seus documentos”, explicou.

A moradora Eliene Ribeiro, de 36 anos, estava em busca da segunda via da certidão de óbito do marido. “A primeira via desse documento foi perdida após uma mudança, então estou aqui querendo dar entrada na segunda via. Essa ação facilitou muito a minha vida. Já participei de outras ações do TerPaz, vocês estão de parabéns”, comentou Eliene.

As próximas ações do "Meu Registro" ocorrerão nos territórios do Benguí (dia 20/08), Cabanagem (25/08) e no Jurunas (27/08). Já a próxima ação de cadastro de emprego formal será realizada em Marituba (25/08).