Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ON-LINE

Grupo de Pesquisa da Uepa promove oficina sobre Grotesco na Palavra Pública

Inscrições são gratuitas , abertas ao público e podem ser feitas até a tarde desta segunda-feira (16)

Por Ize Sena (UEPA)
16/08/2021 10h44

O Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia (Gelpea), vinculado ao Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizará nos dias 16, 18 e 20 de agosto a oficina "O Grotesco na Palavra Pública: Reflexão e Produção na/da Amazônia". A atividade faz parte do projeto institucional InterAção: Memória e Narrativas em Rede e será composta por três encontros on-line (Google Meet). As inscrições são gratuitas, abertas ao público e serão aceitas até a tarde desta segunda-feira (16).

A oficina tem entre os propósitos auxiliar os inscritos na formulação de análises sobre as narrativas atuais ampliando a noção de vozes, ambientes, horizontes presentes nesta construção. Após isto, os participantes serão convidados a compor produções de três a cinco laudas para serem submetidas e fazerem parte dos anais do VIII Círculo – Rodas de Conversas Bakhtinianas. Haverá a oferta de carga horária de 4h30 pela atividade.

Para a professora Cristiane Burlamaqui, líder do Gelpea, é importante usar e ter noção das categorias que a abordagem sociológica da linguagem, proposta por Bakhtin e o círculo de pensadores russos, dispõe para entender a relação de indissociabilidade entre o sujeito e a realidade. "Com tais ferramentas, o pesquisador consegue, por exemplo, problematizar determinadas tendências de pensamento que isolam a língua no interior de um sistema abstrato, o qual descreve a língua como um objeto neutro desassociando-a das relações de poder e dos significados que emergem da atividade humana em sociedade”, explica.

Burlamaqui pontua que a oficina é uma provocação à escrita sobre "O grotesco dos nossos tempos", temática do VIII Círculo - Rodas de Conversas Bakhtinianas. “Ela é a maneira que encontramos para garantir a participação dos membros do Gelpea e de todos aqueles que se interessam pela abordagem dialógica da linguagem proposta por Bakhtin e o Círculo. É também um convite para o início do diálogo com outras vozes de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que integrarão as Arenas e as Rodas de conversas do VIII Círculo”, diz.
 

Serviço:

Oficina Grotesco na Palavra Pública: Reflexão e Produção na/da Amazônia

Datas: 16, 18 e 20 de agosto de 2021.

Modalidade: On-line (Google Meet).

Custo: Gratuito.

Confira a programação

 

Para saber mais sobre o VIII Círculo – Rodas de Conversas Bakhtinianas, para o qual a oficina está oferecendo capacitação, clique aqui.

Texto: Wesley Lima/Ascom Uepa