Volta às aulas na rede estadual era bastante aguardada pela comunidade escolar paraense
Na próxima segunda-feira (16), um novo grupo de alunos retornam às atividades escolares presencialmente, dentro dos protocolos de segurança sanitária
Atentos ao professor, alunos assistem aula na Escola Albanízia de Oliveira Lima, no bairro do Marco, em BelémApós um ano e quatro meses de suspensão das aulas presenciais, na rede pública estadual, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início, no dia 2 de agosto de 2021, à retomada escalonada das atividades escolares presencialmente. A decisão foi tomada em consonância com estudos científicos e dentro dos rígidos parâmetros estabelecidos pelos órgãos de Vigilância em Saúde.
Na Região Metropolitana de Belém e no interior, as aulas foram retomadas em clima tranquilo e com grande adesão da comunidade escolar. Na Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, no bairro do Marco, em Belém, os alunos da 3ª série do Ensino Médio compareceram expressivamente, ansiosos pelo retorno presencial à escola.
O diretor do espaço de aprendizagem, Jorge Théo Queiroz, disse que voltar para as atividades presenciais tem um papel pedagógico e também social. “Além do aspecto formativo, que já é fundamental, nós temos a convivência social, que é muito importante para o desenvolvimento interpessoal, a construção de relações, além de que a educação passa a ser mais significativa e prazerosa”, afirma o gestor.
Beatriz Valente faz a 3ª série na Albanízia Lima: "É reconfortante voltar à escola, preciso me preparar para o Ensino Superior".A jovem, Beatriz Valente, comentou sobre os desafios para estudar durante a pandemia e como teve que se adaptar nesse período com as aulas não-presenciais. A estudante da 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Albanízia Oliveira Lima, falou que estava bastante empolgada para voltar à sala de aula, rever os seus amigos e se preparar ainda mais para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Depois de tanto tempo, é reconfortante voltar à escola, pois estou concluindo o Ensino Médio e preciso me preparar para ingressar no Ensino Superior. Portanto, as aulas presenciais vão ser fundamentais nesses últimos meses, antes das provas do Enem, até porque nada substitui o professor em sala de aula”, relata Beatriz Valente, que se disse feliz pelo retorno à normalidade de várias atividades.
Com a pandemia, novos hábitos foram incorporados à rotina das pessoas e, no processo de ensino-aprendizagem, não foi diferente. A professora Érika Negrão, que leciona a disciplina de Geografia, destacou que apesar das adversidades, que surgiram pelo caminho, toda a experiência foi um grande desafio pessoal, que no fim deu ótimos resultados.
“Busquei me adaptar ao máximo às tantas tecnologias que surgiram durante essa crise sanitária, para que meus alunos pudessem ter pelo menos o mínimo necessário e conseguissem estudar. Todos nós ainda temos receio desse vírus, mas precisamos seguir, escrever um novo começo e tenho muita gratidão em poder reencontrar meus colegas de trabalho e alunos. Nada substitui a presença, o afeto e a troca de conhecimento que a sala de aula proporciona”, frisou a educadora.
RETORNO ESCALONADO
É importante ressaltar que neste primeiro momento, o retorno presencial ocorre de maneira escalonada, com apenas 25% da capacidade dos alunos em cada turma. O primeiro grupo a retornar é composto por estudantes que estão nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, 3ª série do Ensino Médio e nas etapas finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Na próxima segunda-feira (16), um novo grupo com 25% dos estudantes em cada turma, retornam às atividades escolares presencialmente:
- 1º ao 4º e do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental;
- 1ª e 2ª série do Ensino Médio;
- 1ª e 3ª etapa da EJA Fundamental;
- 1ª etapa da EJA Médio;
- Atendimento Educacional Especializado (AEE) correspondente dos anos e séries mencionados.
Desde o ano passado, a Seduc tem enviado recomendações e disponibilizou suprimento de fundos para que as unidades da rede estadual fizessem a instalação de pias plásticas, adquirisse sabão líquido, toalha de papel, álcool em gel e termômetros com infravermelho para aferição da temperatura. Também está garantido o espaçamento entre as carteiras e a demarcação dos ambientes escolares, dessa forma, assegurando que os protocolos sanitários em prevenção à Covid-19 sejam respeitados.
*Texto de Vinícius Leal, com a colaboração de Rodrigo Moraes (Seduc).