Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Grupo de Supervisores trata sobre qualificação da Adepará

Primeiro encontro presencial ocorreu na Estação Cidadania da Rodovia Transamazônica, no sudeste paraense, para analisar a ações da autarquia este ano

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
11/08/2021 16h13

Nesta terça-feira (10) foi realizada a primeira reunião presencial da Equipe Estadual de Supervisão e Padronização (EESP) da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará). O encontro aconteceu na Estação Cidadania da Rodovia Transamazônica, do município de Marabá, no sudeste paraense.

Os 15 supervisores integrantes da equipe têm a missão de realizar as análises das ações da autarquia durante o ano de 2021 e o planejamento das supervisões técnicas a serem executadas em 2022, nas Unidades Locais de Sanidade Agropecuária (Ulsas) e nos escritórios da Adepará, assim como na Unidade Central nos setores envolvidos com a Defesa Sanitária Animal. 

“Esse grupo é fundamental para a constante avaliação das atividades, assim como da estrutura da Adepará em todos os municípios do Pará. É relevante para a adoção de medidas por parte de todos os atores envolvidos, visando ao atendimento das demandas do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) para que o Estado avance para área livre de febre aftosa sem vacinação”, explicou a gerente de Defesa Animal da Adepará, Melanie Castro e coordenadora do EESP.

Organizado pela coordenação da equipe, composta pelas FEAS Melanie Castro e Márcia Pena no município de Marabá, esta primeira reunião técnica objetivou nivelar a aplicação da ferramenta Quali-SV junto aos integrantes da equipe, bem como padronizar conceitos e a metodologia aplicada. O grupo de supervisores conta com 15 integrantes, sendo todos médicos veterinários capacitados na função. 

O Quali-SV tem como papéis fundamentais comunicar o que se espera de um serviço sanitário de qualidade; avaliar os serviços veterinários de forma ampla, sistêmica, organizada e objetiva; ser uma ferramenta de gestão de melhorias; direcionar a aplicação de recursos; fazer o acompanhamento dos planos de ações de melhorias; oferecer bases confiáveis para subsidiar decisões e fazer com que os serviços veterinários cumpram seu papel com eficiência e eficácia.

LEGISLAÇÃO

A Equipe foi instituída através da Portaria N°2164/2021- Adepará, de 10 de maio 2021. “O foco central é compartilhar experiências, definir metas e traçar o planejamento de 2022”, pontua Márcia Penna, gerente de controle de revendas agropecuárias, gestora do grupo.

A gestora informa ainda que até o mês de agosto três Unidades Locais, Tucuruí, Tucumã e Altamira, passarão pela supervisão e, portanto, já estão sendo acompanhadas nos seus planos de ação.

Na oportunidade, também foram estabelecidas as reuniões da equipe durante o ano de 2022 para avaliações das atividades e constantes melhorias na metodologia, adotada conforme capacitação recebida pela equipe durante o ano de 2020 pelo Auditor Fiscal Roberto Housen da Superintendência do Ministério da Agricultura de Santa Catarina.