Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Codec promove bate-papo para desenvolver o crescimento econômico de Santarém

Live promovida pela companhia foi transmitida pelo Youtube e abordou instalação de Distrito Industrial no município

Por Governo do Pará (SECOM)
11/08/2021 14h25

O ciclo de debates Diálogos Pelo Pará promovido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) retornou, na noite de ontem (11), com a Live “Ambientes de Negócios em Santarém: Oportunidades e Desafios”. O encontro reuniu o Presidente da Codec, Lutfala Bitar, o Secretário Regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto, o Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, com os presidentes da Federação das Associações Comerciais do Pará (FACIAPA) e Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), Alberto Oliveira e José Roberto Branco. O evento foi transmitido no canal do Youtube da Codec.

O objetivo da Live foi mostrar para investidores e a população quais os potenciais econômicos do município de Santarém, levando estrutura e segurança para empresas que querem investir na região. Para o presidente da companhia, Lutfala Bitar, é importante fomentar a economia com ações que atraiam investimentos ao município. “O nosso objetivo é aumentar a disponibilidade das áreas incentivadas, levando mais desenvolvimento, segurança e empregos para o município”, afirma o presidente.

O Governo do Estado assume a responsabilidade de fazer a integração da região do Tapajós com toda a região norte, o Brasil e também com outros países. Para o secretário Henderson Pinto, a região representa aproximadamente 60% do território paraense, e o compromisso de reunir estratégias que definam a melhor implementação do Distrito Industrial, criando um complexo de indústrias que vão ser ligadas tantos pelos portos hídrico, quando com a BR-163 e também a malha viária. “Estamos hoje juntando forças para trazer novos olhares positivos para a nossa região, despertando o sentimento de investidores para que eles conheçam as inúmeras vantagens de um polo de fácil acesso geográfico”, conta o secretário.

Os dados econômicos Santarém foram apresentados pelo prefeito, Nélio Aguiar, que ressaltou os R$4,98 bilhões do Produto Interno Bruto (PIB) do município somente em 2020, no qual, aproximadamente 50% foi dos setores de comércio, serviços, pesca, agricultura familiar e agronegócios. E que outros diversos serviços estão encontrando na região, a oportunidade de desenvolver seus negócios, e que o município está de braços abertos para novos investimentos. “Com a nossa localização privilegiada, recebemos um grande volume de novos negócios, juntando com a mão de obra qualificada que temos em Santarém. Tudo isso resultou na forte recuperação de geração de emprego mesmo com a pandemia”, comemora Nélio.

Para os presidentes da Federação das Associações Comerciais do Pará, Alberto Oliveira, e da Associação Comercial e Empresarial de Santarém, José Roberto Branco, o diálogo da Live representa a chegada dos desenvolvimentos na região. “Nesta semana estamos apresentando aos técnicos as três áreas prospectadas para serem o Distrito Industrial da Codec em nosso município, já adiantamos procedimentos como topografia e liberação fundiária para facilitar o processo de instalação. Todas as áreas são em antigos sítios ou fazendas, então não haverá nenhum tipo de desmatamento”, revela Roberto Branco. “Os rios Madeira e Tapajós são fundamentais para a queda dos custos do transporte de insumos. Chegando ao valor de R$ 60 por tonelada. Por este motivo, precisamos mostrar para os investidores que a nossa posição geográfica possibilita fácil acesso ao canal do Panamá, por exemplo” explica Alberto.

 Texto: André Macedo (Ascom/Codec)