Fórum de Governança Pública é aberto em Goianésia do Pará
"Planejamento Público: fundamentos teóricos e práticos" foi o tema da palestra de abertura do evento, que reúne servidores de oito municípios
O Projeto "Fórum de Governança Pública por todo o Pará" foi iniciado nesta terça-feira (10), no município de Goianésia do Pará, na região Sudeste. Na cerimônia de abertura, com a presença dos alunos e autoridades da região, houve palestra sobre o tema "Planejamento Público: fundamentos teóricos e práticos". Iniciativa da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), o projeto investe na integração entre Estado e municípios a partir da formação continuada de funcionários públicos.
Com seis cursos de qualificação nos eixos de Assistência Social, Educação, Saúde, Administração e Planejamento, Plataforma Mais Brasil e Educação Fiscal, a formação começa na manhã desta quarta-feira (11) e prossegue até a próxima sexta-feira (13).
"Nosso objetivo é nos juntar aos municípios para compartilhar o que há de mais novo em conhecimento nos eixos escolhidos, além de tornar estes servidores multiplicadores em seus municípios e secretarias, para o fortalecimento das equipes", destacou a diretora-geral da Escola de Governança, Evanilza Marinho.
Respeito - Para o secretário de Educação de Goianésia do Pará, Lindomar Pereira, a qualificação ofertada pelo Estado visa aumentar a efetividade das políticas públicas locais. "Essa capacitação demonstra o respeito que o Estado tem para com os servidores. Estamos alegres por receber a Escola de Governança para investir tanto em Goianésia, quanto no restante dos municípios que estão sendo formados", disse o secretário.
A ação em Goianésia também qualifica servidores dos municípios de Breu Branco, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Tucuruí e Brejo Grande do Araguaia.
Na primeira turma do Fórum, na Região Metropolitana de Belém, foram formados 244 servidores públicos. Para esta etapa, a expectativa é certificar 190 servidores.
"Para mim, que estou matriculada no eixo da Plataforma Mais Brasil, a capacitação é muito importante. Os sistemas sempre passam por alterações, e muitas vezes temos dificuldades em receber capacitação para atualizar nosso conhecimento. Este Fórum supre essa demanda", afirmou Gilza de Souza, gestora de Convênios de Jacundá.
Até o final de 2021, todas as regiões do Pará receberão qualificações, oferecidas em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa); Secretaria de Estado de Educação (Seduc); Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); Escola Fazendária; Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA); Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep) e todas as associações de municípios do Pará.