Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Adepará capacita servidores no oeste paraense

Capacitação técnica é para instruir sobre o uso de ferramentas de sistemas do setor agropecuário

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
10/08/2021 14h58

Servidores da regional de Santarém, no oeste do Pará, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) receberam capacitação técnica para uso de ferramentas de sistemas do setor agropecuário, o Sidiv (Sistema de informações gerenciais da defesa e inspeção vegetal) e o Siapec (Sistema de Integração da Agropecuária), nesta terça-feira (10) e na segunda (9). O treinamento foi realizado no escritório da regional de Santarém, respeitando os protocolos de proteção contra a Covid-19.

O Sidiv consiste na parte do sistema que insere as atividades dos programas da área vegetal, servindo portanto, para facilitar o envio das informações para composição de relatórios técnicos mensais. Já o Siapec 3 é uma ferramenta que possibilita realizar o cadastramento de produtores, propriedades rurais e unidades produtivas das culturas da área vegetal, bem como emissão da guia de trânsito vegetal - GTV.

“Temos a proposta de tornar a Adepará a Agência referência no Brasil e a implantação do Sistema Integrado Agropecuário faz parte deste projeto. Esses sistemas trazem modernidade para a nossa Agência e desburocratiza os processos, por meio da informatização, além de facilitar os trabalhos de defesa e inspeção agropecuária, realizados em todos os municípios do Pará”, explica o diretor geral da Adepará, Jamir Macedo. 

Disponibilizado a partir da Diretoria de defesa vegetal - DDIV o treinamento é parte de estratégia de avanço das ações da área vegetal em todo o estado. O servidor Josivan Barbosa, ministra as capacitações e destaca a importância do uso de ferramentas de sistemas para registro das atividades de campo. Além disso, o sistema serve de banco de dados para fomentar e registrar as ações da área vegetal da agência no estado do Pará.

"As capacitações para uso de sistemas tem proporcionado um avanço considerável desde o início de 2020. Desde então mais 300 servidores já foram treinados para acesso às ferramentas da área vegetal da Adepará, com reuniões online e presenciais, respeitando as orientações de prevenção à Covid-19", disse Josivan Barbosa, agente administrativo, servidor da Adepará que ministrou o curso.