Cosanpa finaliza manutenção da adutora do Utinga
O trabalho de recuperação da adutora do Utinga, a mais importante do abastecimento de Belém e de parte de Ananindeua, foi finalizado às 7h deste domingo (22), dentro do cronograma planejado e antes do tempo de obra estimado. O serviço já foi religado e a normalização completa continua até as 21h, conforme a programação. Alguns bairros já começaram a ser reabastecidos.
De acordo com o diretor de operações da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Antônio Crisóstomo, terminar antes do previsto mostra o empenho da Companhia na resolução do problema. "Foi tudo dentro do previsto, não houve grandes intercorrências, apesar da chuva de ontem (21) à tarde", disse.
Na Cidade Nova, em Ananindeua, o abastecimento começa a ser normalizado. "O primeiro lugar a receber é a Cidade Nova. Lá os setores já estão praticamente completos", afirmou o diretor de operações.
“Nós estocamos água para que nosso serviço não fosse prejudicado, mas ela voltou antes do que esperávamos, então não precisamos utilizar todo o estoque. Ter água encanada facilita. Entendemos a obra, apesar do transtorno”, disse Odivaldo Vasconcelos, proprietário de um bar e restaurante na Cidade Novas II, momentos após a volta do fornecimento.
O vazamento na adutora surgiu após a peça sofrer um dano devido o fenômeno de acomodação das terras alagadas sobre as quais está assentada, no Parque do Utinga.
Por conta da falta de água ocasionada pela obra, a Cosanpa montou uma estrutura especial para garantir que nenhum serviço essencial à população fosse prejudicado durante o período do trabalho. Carros-pipa fizeram o abastecimento de locais de atendimento público, como hospitais, centros de hemodiálise e delegacias. Setenta e quatro mil litros de água foram fornecidos ao Hospital de Clínicas Gaspar Viana, em quatro turnos de abastecimento, para garantir o funcionamento de serviços essenciais da instituição.