Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

TerPaz debate violência contra a mulher e promove oficinas no Bengui

Dentro do Projeto “De menina à Mulher, tortura que ela não atura”, a iniciativa aborda formas de violência e oferta oficinas de empreendedorismo

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
09/08/2021 21h01

A programação é mais uma iniciativa do Programa TerPaz para promover a cidadania em seus TerritóriosNo mês de agosto, o Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), uma das diretrizes do Governo do Pará nas áreas de segurança e cidadania, realiza uma programação especial para moradoras do bairro do Bengui, em Belém, por meio do Projeto “De menina à Mulher, tortura que ela não atura”. Uma das ações foi a roda de conversa sobre violência contra a mulher, na tarde desta segunda-feira (09).

A iniciativa é voltada à conscientização e orientação de moradoras dos bairros atendidos pelo TerPaz, por meio de oficinas de empreendedorismo e diálogos sobre a violência contra a mulher.Pedagoga Riane Freitas abordou a Lei Maria da Penha

A palestra foi realizada pela pedagoga Riane Freitas, da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Pará (Cevid). Segundo ela, “durante a ação nós abordamos sobre a Lei Maria da Penha, que esse ano completa 15 anos de existência, e as formas de violência que ela engloba. O nosso foco foi trazer um pouco mais de esclarecimento. Mostramos as cinco formas de violência existentes, em que local as mulheres podem procurar ajuda, e tiramos todas as dúvidas sobre as formas de violência. Esse é um projeto que nos oportuniza trazer todos os esclarecimentos”.

Elza Corrêa está se capacitando nas oficinasA dona de casa Elza Corrêa, 52 anos, disse que está animada em realizar mais uma ação ofertada pelo TerPaz. “No momento, eu não estou trabalhando devido a problemas de saúde e da pandemia. É uma forma que eu vejo de futuro para mim, já que vou poder trabalhar em casa. Essas oficinas vieram para me ajudar. Eu já fiz a de confecção de bolsas, e agora vou fazer a de grafite. Além disso, essa palestra veio agregar ainda mais”, contou a moradora.

Conhecimento e debates - A realização é do Grupo de Teatro Palha, em parceria com o Grupo de Mulheres Brasileiras (GMB) e Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), com patrocínio da Embaixada da França no Brasil. "Esse evento faz parte da programação que realizamos no bairro do Bengui. Além das oficinas, hoje as moradoras da comunidade puderam saber mais sobre vários tipos de violência doméstica, e também pudemos debater mais sobre o tema”, ressaltou a gestora do Território, Juliana Chaves. 

“Essa é uma parceria de extrema relevância. Aqui nós abordamos um tema muito importante, que é a violência contra mulher. Além dessa palestra estamos realizando as oficinas, para que elas possam aprender um ofício e se tornem autossuficientes, tendo uma renda”, informou a presidente do Grupo de Teatro Palha, Tânia Santana.Vanessa Costa destacou a importância da palestra

A coordenadora financeira do Grupo de Mulheres Brasileiras, Ruth Corrêa, destacou os benefícios que essas ações trazem para a comunidade. “Esse tipo de iniciativa é muito importante para favorecer as mulheres, levando conhecimento para que elas possam desenvolver o que aprenderam durante as oficinas, e assim ter o seu próprio negócio e uma geração de fonte de renda”, acrescentou.

A técnica em Enfermagem Vanessa Costa, 32 anos, também participou da programação, e definiu a palestra como “muito importante, como todas as ações do TerPaz realizadas aqui no bairro. Hoje eu pude aprender um pouco mais sobre violência doméstica. É muito importante que as mulheres saibam que existem vários tipos de agressões, não só a física”.

Cronograma de ações do TerPaz Bengui

Local: Sede do Grupo de Mulheres Brasileiras (GMB)

10, 11 e 12/08 – 2ª Oficina – Grafite

17, 18 e 19/08 – 3ª Oficina - Confecção de Bonecas Abayomi

24, 25 e 26/08 – 4ª Oficina - Estamparia em Tecidos

31/08, 01 e 02/09 – 5ª Oficina – Maquiagem

03/09 - Culminância das oficinas - Feirinha Empreendedora com os produtos das oficinas e apresentação do Espetáculo 180: A Mulher do Fim do Mundo, em formato digital.