Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Operação realiza mais de 400 abordagens e previne crimes em Marituba

Por Aline Saavedra (SECOM)
09/08/2021 18h02

Com o objetivo de prevenir a criminalidade com ações preventivas e de ostensividade, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) coordenou na sexta-feira (6), no sábado (7) e domingo (8) ações policiais no município de Marituba, localizado na Região Metropolitana de Belém. 

Após aproximadamente 72 horas, a operação refletiu em  447 abordagens envolvendo pedestres, carros, motos, ônibus e bicicletas. Houve ainda 68 aplicações de notificações de trânsito, além de 12 veículos recolhidos que estavam, por exemplo, com o IPVA atrasado. Quatro pessoas foram detectadas com a quebra de tornozeleira eletrônica. 

A cidade de Marituba não registrou nenhum homicídio neste mês de agosto, segundo levantamento feito pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC), vinculada à Segup. 

O coordenador do Núcleo de Planejamento de Operações (NPO) da Segup, Ângelo Corrêa, avalia positivamente a ação. "A Secretaria de Segurança Pública em conjunto com as demais forças monitora diuturnamente os índices de criminalidade em todo o Estado e, a qualquer situação que avaliamos que requeira um esforço maior no policiamento, em conjunto com os demais órgãos, não mediremos esforços para conter a criminalidade e levar segurança a todos", destacou. 

Efetivo - Participaram da ação mais de 100 agentes de segurança pública, cães farejadores, polícia montada, duas embarcações, viaturas de duas e quatro rodas e guinchos, reunindo policiais militares e civis, servidores do Departamento de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros Militar, Grupamento Fluvial (GFlu), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Marituba (Segmob), Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Belém e cães farejadores. O efetivo empregado se somou ao quantitativo que manteve as ações de ostensividade e saturação.

A operação faz parte de um conjunto de ações de segurança pública do Estado, que monitora e identifica os índices de criminalidade por bairros e municípios, atuando de forma enérgica em pontos críticos, a fim de garantir paz social e proteção aos cidadãos.