Defesa Civil reforça prevenção de erosões em estradas estaduais
Com a intensificação do período chuvoso e a ocorrência de problemas recentes em algumas estradas estaduais, a Defesa Civil, junto com a Secretaria de Estado de Transportes (Setran), reforça a prevenção para evitar o aparecimento de novas erosões. Dos 144 municípios do Estado, a Defesa Civil já fez o mapeamento de 52.
As prefeituras desses 52 municípios já foram avisadas do risco de problemas em algumas estradas e a Defesa Civil agora age no processo de expansão das áreas mapeadas. “A Defesa Civil está fazendo um correto planejamento neste momento e daqui a uma semana, nós estaremos saindo, visitando in loco as prefeituras para tentar alertá-los ainda mais e demonstrar a atenção que se deve ter nessas áreas de risco. Cerca de 80% dos municípios tiveram seus prefeitos trocados e a gente precisa reiniciar esse trabalho de informação e integração com os novos gestores municipais para fazer o trabalho preventivo”, disse o Capitão Bruno Freitas, chefe de operações da Defesa Civil Estadual.
O trabalho de monitoramento da Defesa Civil é feito em parceria com a Companhia de Produtos e Recursos Minerais, órgão federal, que emite relatórios técnico-científicos diante das avaliações prévias da Defesa Civil nos municípios paraenses. Nesse primeiro momento, serão realizadas reuniões institucionais em polos regionais estratégicos como Marabá e Altamira, para conversar com a gestão municipal sobre ações que podem vir a ser tomadas, deixando a Defesa Civil e Estado à disposição para qualquer tipo de operação. No segundo momento, vai haver a formação de técnicos em defesa civil nos municípios.
As viagens vão acontecer durante todo o primeiro semestre de 2017. No segundo semestre, a Defesa Civil passa a atuar na questão da estiagem provocada pela seca. Em relação às estradas de Nova Timboteua e Ajuruteua, que sofreram danos recentes, a Defesa Civil está dando todo o apoio no levantamento de riscos e danos e vem atuando, junto com a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) para a viabilização de projetos que possam reforçar as estradas e prevenir novas erosões.
A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) concluiu na quinta-feira (19) os serviços de contenção da erosão no trecho posterior do km 40 da Rodovia PA-324, estrada que dá acesso a Salinópolis, no nordeste paraense. No fim da manhã da sexta-feira (20), depois de concluídas a cortina de estacas e a muralha de concreto, foi iniciado o reaterro, com uma mistura solo-cimento.
A previsão é que até esta segunda-feira a via continue operando em meia pista, em um trecho de 150 metros. Na terça (24), já com o trânsito liberado nas duas faixas, serão iniciados os serviços de reconstrução da ala de contenção de aterro, em concreto armado, para a conclusão integral dos serviços, o que deve demorar de 10 a 15 dias, dependendo das condições meteorológicas.