Jogos proporcionam bem-estar aos idosos do Vida Ativa
Cerca de 300 idosos devem participar da 9ª edição dos Jogos de Integração do projeto Vida Ativa, que começa nesta terça-feira (28), em Belém. O Mangueirão recebe a cerimônia de abertura, a partir das 8h, com apresentações artísticas e culturais do grupo de dança "Viver com Arte" e dos idosos que fazem tratamento no Hospital Cynthia Charone. A programação também conta com a escolha do rei e rainha dos jogos, que seguem até o dia 1º de dezembro.
“Os jogos não são apenas uma disputa esportiva. O foco principal é a celebração e a confraternização que este evento irá proporcionar a eles. Estamos felizes em promover essa união”, afirma Renilce Nicodemos, titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
As competições esportivas começam na quarta-feira (29), com provas de atletismo, caminhada de 200m e 400m e corrida de 50m, no Estádio Olímpico do Pará. No dia seguinte, na Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Asalp), na Rodovia Mário Covas, ocorrem as modalidades aquáticas, como pedalada com macarrão, caminhada aquática, nado com prancha, nado livre, além de provas de salão, dominó e dama.
“Todos os anos procuro participar dos jogos. Me sinto mais jovem, capaz de vencer qualquer competição, até esqueço do meu problema de coluna, fato que me trouxe ao Vida Ativa. Este ano estou confiante na natação, pois venho treinando todos os dias para fazer bonito. Além desta prova, vou participar também da caminhada aquática, dominó e vôlei”, ressaltou Antônio Costa, 62 anos, aluno da Asalp.
Já no último dia, sexta-feira (1º), será a vez dos jogos coletivos, tal como vôlei e queimada, na Tuna Luso Brasileira, na avenida Almirante Barroso. Para o competidor Boaventura Martins, de 69 anos, participar dos jogos é superar os próprios limites.
“Estive ligado ao esporte, desde quando era militar. Com a idade, apareceram vários problemas, um deles foi o menisco, cheguei a fazer cirurgia no joelho e me recomendaram a fazer exercícios físicos para fortalecer a musculatura. Com isso, procurei o projeto e estou há 10 anos. Competir faz com que eu me sinta mais vivo, é lutar contra meus defeitos e superar minhas dificuldades”, disse o aluno do polo Asalp.
Para a fisioterapeuta Allyne Carvalho, a programação, além de proporcionar momentos agradáveis de descontração, ajuda na manutenção da capacidade funcional de forma prática, nos estímulos da área psicológica, física e mental.
“Participar dos jogos garante momentos alegres ao idoso. Promove a manutenção da capacidade funcional, bem como regulariza os sistemas fisiológicos por um tempo maior. Essas atividades são de grande valia, pois concedem a oportunidade de ter uma velhice sadia e confortável, sem o auxílio de outras pessoas”, frisa a fisioterapeuta.
Atualmente, o programa Vida Ativa tem como público-alvo pessoas acima de 50 anos e atende cerca de dois mil idosos, em seis núcleos: Tuna Luso Brasileira, Escola Triunfo, na Pedreira, Escola de Educação Física (Esef), Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Asalp), Estádio Olímpico do Pará - Mangueirão e Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci.
Confira a programação
Terça-feira (28) - 8h – Mangueirão
Abertura oficial.
Quarta-feira (29) - 7h30 – Mangueirão
Atletismo, caminhada (200m e 400m) e corrida de 50m.
Quinta-feira (30) - 7h30 – Asalp
Pedalada de macarrão, caminhada aquática, nado com prancha, nado livre, prova de salão dominó e dama.
Sexta-feira (1) - 7h30 – Tuna
Queimada e vôlei.