Seel lança campanha pela paz nos estádios
A Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) vai relançar a campanha “Pacto de Paz - Esporte Sem Violência” no Campeonato Paraense de 2017. A primeira mensagem será divulgada neste domingo (29), antes do jogo entre Clube do Remo e Cametá, que será no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), às 15 horas. O Pacto de Paz é uma iniciativa da Seel, que a cada início de campeonato reúne autoridades civis, religiosas, militares, judiciais e de direitos humanos para que, juntos, assumam o compromisso de levar a mensagem de paz e tolerância à sociedade.
“Em 2017 queremos fortalecer as mensagens de paz, porque é disso que o mundo está precisando. E como as transmissões do campeonato de futebol paraense chegam a milhares de telespectadores, temos que aproveitar esse canal para mandar nossa palavra, e também solicitar aos dirigentes de clubes e as atletas que encampem nossa ideia e repliquem essa mensagem em cada um dos estádios paraenses nesta temporada”, explica a titular da Seel, Renilce Nicodemos,
Para solenidade deste domingo, a Diretoria de Eventos da Seel convidou o arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, o pastor e deputado estadual Divino dos Santos, além de secretários de Estado e representantes de órgãos que são parceiros da Seel no esquema de funcionamento do Estádio Olímpico do Pará. “Desde já queremos agradecer a presença e dizer que a participação de todos é muito importante para o nosso trabalho”, reforça Renilce.
O governador Simão Jatene também pediu paz nos estádios em 2017. A fala ocorreu na semana passada durante assinatura de convênio que repassou mais de R$ 6 milhões para incentivar o futebol. O governador pediu aos torcedores, dirigentes esportivos e atletas que mantenham serenidade e não deixem a paixão por seu clube se transformar em violência. “Sejam agentes coletivos da sociedade estabelecendo limites entre a serenidade e a paixão”.
O Campeonato Paraense “Banparazão” 2017 será aberto neste final de semana. Os primeiros jogos serão no sábado (28), entre Paysandu e Castanhal, às 18h30, na Curuzu; Paragominas e Independente, às 20h, na Arena Verde, em Paragominas; e Águia e São Raimundo, às 20h, no estádio Zinho Oliveira, em Marabá. No domingo (29), jogam Clube do Remo e Cametá, às 16h, no Mangueirão; e São Francisco e Pinheirense, às 18h, no Estádio Colosso do Tapajós, em Santarém.
(Ascom Mangueirão / Selma Amaral)