Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Lancha nova com motor de 60 HP reforça a segurança pública na Ilha de Algodoal

Por Aline Saavedra (SECOM)
20/07/2021 17h45

Comunidade de Algodoal, servidores da segurança pública e veranistas que visitam a ilha terão o reforço de uma lancha nova No mês de julho a vila de Algodoal, no município de Maracanã, nordeste do Estado, costuma receber um número maior de frequentadores, que buscam um contato mais próximo com a natureza, diversão e tranquilidade. Considerando o potencial turístico, o Governo do estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), vem investindo na segurança na localidade. Algodoal já possui um quadriciclo, um Posto de Policiamento Destacado e a partir desta terça-feira (20) conta com uma lancha nova com motor 60 HP, sirene, giroflex, estofados, coletes salva-vidas e kit de salvatagem náutico. A entrega da embarcação ocorreu na orla do município de Marudá, em Marapanim.

A lancha será utilizada pelos profissionais de Segurança Pública, que poderão atuar em Algodoal (Maracanã) e demais distritos da ilha de Maiandeua contribuindo para as ações policiais, de forma preventiva e ostensiva, além de prestar apoio à comunidade da região em casos de emergência. O valor do investimento é de aproximadamente R$ 46 mil.

A autônoma Maria do Socorro Rabelo acompanhou a entrega da lancha e elogiou a iniciativa do governo de aumentar a segurança na ilhaA autónoma Maria do Socorro Rebelo mora em Belém e vem todos os anos passar as férias de julho em Marudá. Ao saber da entrega da embarcação, parabenizou a iniciativa e o trabalho feito na Segurança Pública.

"A lancha é muito mais prática e mais rápida. A gente vê a segurança em Belém e percebe aqui também. O nosso governador tá de parabéns por tudo que vem fazendo, seja na segurança e em todo o estado", disse.

TURISMO

De acordo com o governador Helder Barbalho, o trabalho é realizado para melhorar as condições para quem vai ao município em busca de lazer e para quem trabalha. "Esta é uma região que tem no turismo a principal vocação econômica e estamos investindo nas estradas, investindo em segurança para garantir o acolhimento. Primeiro pra quem mora aqui, mas também para quem visita esta terra. São mais de 70 equipamentos como este que já eram para ter sido todos entregues, mas, com a pandemia, a indústria acabou atrasando a produção e nós estamos entregando mediante as entregas que chegam até nós. Mas o importante é que nós estamos trabalhando para que a população possa ter mais segurança", frisou.

Embarcações policiais se fazem necessárias devido às características do estado do Pará, onde, em muitas localidades, as ruas são rios e o equipamento é essencial para agir preventivamente e proteger as comunidades ribeirinhas de ações criminosas em meio fluvial.

O titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, destaca que a embarcação não se restringe a entender as ocorrências policiais, mais é um instrumento necessário aos moradores. 

"A embarcação é fundamental para toda a população, não só para o policiamento, investimento na área turística, mas também para que possa atender a população em geral. Inclusive, a embarcação que existe em  Algodoal, assiste muito mais a população em caso de necessidade de saúde pública, urgência e emergência, do que pelos registros de criminalidades, já que o índice da violência se reduziu no local", garantiu Ualame Machado.

MODERNIZAÇÃO

O processo de modernização da frota do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFLu), pertencente à Segup, teve início ainda no ano de 2020, quase oito anos depois da última aquisição, com a entrega da lancha “Aruanã”, a primeira embarcação blindada do Sistema de Segurança Pública do Pará, em dezembro. Desde então, oito veículos aquáticos foram entregues, dos quais o de Algodoal é o nono.

Já receberam equipamentos os municípios de Igarapé-Miri, São Sebastião da Boa Vista, Marabá, Cachoeira do Arari, Abaetetuba, além de Belém que abriga as embarcações que ficam á disposição para uso em várias localidades.

O diretor do Grupamento Fluvial, Arthur Braga, destaca que a atuação dos órgãos irá melhorar com a nova embarcação. "Essa embarcação é nova e isso por si só já é uma grande vantagem para as forças de segurança, tendo em vista que os equipamentos são modernos e adequados para tipo de navegação, o que proporcionará um respaldo ainda maior para a Segurança Pública, que utilizará de forma integrada pela Polícia Civil, pela Polícia Militar, inclusive o Corpo de Bombeiros, em especial nesse período de veraneio", informou.