Centro Integrado de Operações completa 23 anos de serviço à população
Órgão recebeu no primeiro semestre mais de 570 mil chamadas
Nesta sexta-feira (16), o Centro Integrado de Operações (Ciop), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) completa 23 anos de serviços prestados à população. Neste primeiro semestre, o órgão recebeu mais de 570 chamadas (575.470) na Região Metropolitana de Belém.
Instituído pelo decreto estadual Nº 2.959 de 1998, de 16 de julho, em Belém do Pará, o Ciop, à época, foi pioneiro no Brasil, por mediar a comunicação entre o cidadão e os órgãos de segurança pública do Pará, possibilitando o registro de ocorrências de urgência e emergência na área de segurança pública, permitindo o despacho oportuno de guarnições.
O funcionamento do órgão acontece de forma ininterrupta nos sete dias da semana, 24 horas, com o serviço de militares estaduais e colaboradores civis, que trabalham em escalas e turnos de seis horas por dia, em ambiente de acesso restrito. Além da Região Metropolitana de Belém (RMB), O CIOp também está presente no interior do Estado através dos Núcleos Integrados de Operações (NIOp).
Modernização
Com o passar dos anos, o Ciop foi se aprimorando e desde 2005, somou o serviço de monitoramento por câmeras de segurança, em vias públicas, o chamado: videomonitoramento. Sempre na vanguarda, o órgão deve, até o final deste ano, transferir sua estrutura física para o novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que será referência em tecnologia e integração das forças de segurança.
Para o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, o órgão trata-se de um patrimônio do povo paraense tendo em vista o seu pioneirismo na integração das forças de segurança e no que diz respeito ao pronto socorro e atendimento à população.
“Hoje o Ciop conta com novas tecnologias, câmeras de reconhecimento facial, câmeras de leitura de placa e vários serviços que antes não tinha, como atendimento especializado e várias tecnologias. Parabenizo ao Centro Integrado de Operações do Pará pela referência que é em nível nacional e, também, pelo trabalho importantíssimo de atender a população nos momentos mais difíceis”, ressaltou o secretário.
Ualame Machado, secretário de segurança pública
Ualame salienta ainda o próximo passo que será dado com o novo CICC. “Ainda neste ano, o Ciop receberá uma reformulação geral na sua capacidade de atendimento à população, mas também de acomodar os nossos servidores. Será um novo centro, do qual o CIOP fará parte, que entregaremos com a certeza de melhores e maiores condições de atendimento a nossa população”.
Balanço
A central de chamadas do Ciop, no primeiro semestre de 2021, recebeu mais de 570 mil chamadas (575.470) na Região Metropolitana de Belém, o que demonstra uma média de 95 mil ligações por mês para o Ciop, ou seja, cerca de 3,1 mil ligações por dia para a central 190. Do total de chamadas, 94% (540.688) foram chamadas válidas e, destas, a central registrou que 78% (420.293) foram chamadas realmente atendidas e 22% (120.393) foram ligações abandonadas.
Entre as ligações atendidas no 190, verificou-se que 151.635 (36,08%) foram ocorrências geradas na RMB e 28.790 (6,85%) foram ligações falsas, os famosos trotes. Ou seja, o Ciop registrou uma média de 4.800 mil trotes por mês, o que dá uma média de cerca de 160 ligações falsas diariamente na central.
De acordo com levantamento do órgão, os tipos de ocorrências geradas na central com o maior índice em 2021 continuam a de natureza “Poluição sonora/perturbação do sossego alheio” com 63.233 (40%) ocorrências, seguida de “Desobediência” com 20.853 (13%) e, em terceiro lugar, “Ameaça” com 6.222 (3,93%).
O Ciop também registra ocorrências oriundas do serviço de videomonitoramento de segurança pública, que atualmente possui 249 câmeras distribuídas estrategicamente na RMB. No ranking das cinco principais ocorrências flagradas pelos videomonitoradores, de janeiro a junho de 2021, na RMB: 1º) Acidente de trânsito: 32 (50%), 2º) Proprietário do veículo procurado: 13 (15,66%), 3º) Consumo/Tráfico de drogas: 8 (9,64%), 4º) Atitude suspeita: 5 (6,02%), 5%) Incêndio/Explosão: 5 (6,02%).
Para o diretor do Ciop, Coronel PM Francisco Nóbrega, durante estes 23 anos o órgão sempre buscou proporcionar um atendimento rápido e eficaz ao cidadão, na área de segurança pública.
“Por meio do atendimento 190 ou por meio do videomonitoramento, nós estamos em contato com a população, e com isso o CIOp visa organizar o suporte necessário para o atendimento rápido e eficiente, além de facilitar o planejamento operacional e a coordenação das atividades específicas e conjuntas dos órgãos de segurança pública”, destacou.