Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IMUNIZAÇÃO

Novos lotes da Coronavac são levados pelo Graesp para Região do Xingu

Trajeto que demoraria de 18h a 24h pelas estradas até Altamira é encurtado em 2h30 com o uso da aeronave. Vacina poderá ser disponibilizada à população em até 48h

Por Aline Saavedra (SECOM)
16/07/2021 08h35

Novos lotes da vacina Coronavac contra a Covid-19, totalizando 4.100 doses foram disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA) e distribuídos em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) por meio do Grupamento Aéreo de Segurança (Graesp). O destino final foi a cidade de Altamira e demais municípios da Região do Xingu. Essa parceria garante que a logística funcione de forma mais rápida e que o maior número de pessoas sejam imunizadas o quanto antes contra o Coronavirus. A entrega ocorreu na última quinta (15).

O Pará é o segundo maior estado do Brasil em extensão territorial com características próprias geográficas, o que implica um maior desafio para logística no planejamento e distribuição das vacinas. Porém, o Grupamento Aéreo de Segurança e o Grupamento Fluvial (Gflu) garantem que a entrega seja otimizada para os demais municípios além da Região Metropolitana.

Um percurso que demoraria de 18h à 24h feito de transporte terrestre de Belém para Altamira, por meio da aeronave, leva apenas cerca de 2h30, garantindo com que a vacina seja disponibilizada à população em até 48h.

O coronel Armando Gonçalves, diretor do Grupamento Aéreo de Segurança Pública, comenta como funciona a logística de transporte. "O avião que transportou as vacinas é um monomotor que voa com autonomia de cinco horas de voo e vai levar apenas 2h30 saindo de Belém para Altamira, o que é muito importante no momento atual, pois se o mesmo trajeto fosse feito de carro, levaria um dia para chegar lá. E dessa forma, garante que a vacina seja distribuída no mesmo dia", destacou o diretor.