Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BELÉM

Seaster promove ação de vacinação de servidores contra vírus H1N1

Em parceria com a Sesma, mais de 120 servidores e colaboradores receberam as doses do imunizante

Por Camila Santos (SEASTER)
15/07/2021 10h05

Em meio ao contexto de pandemia ocasionado pela Covid-19, não se pode esquecer que há outros vírus que ainda circulam entre as pessoas, com efeitos igualmente letais. Com o intuito de manter ações de prevenção, a Secretaria de Assistência Social,Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), promoveu a vacinação de 124 servidores e colaboradores contra o vírus Influenza H1N1. As doses foram aplicadas durante uma ação realizada na última quarta-feira (14), no auditório do prédio Sede, no bairro de Nazaré, em Belém.

A coordenação da vacinação esteve a cargo da Gerência de Desenvolvimento de Pessoas (GDP), que anualmente promove a iniciativa, garantindo o bem estar dos servidores da secretaria.

"Promovemos a vacinação de nossos servidores e colaboradores, pois entendemos a importância de zelar pelo bem-estar, visando a boa qualidade de sua produção", explicou Lígia Macedo, coordenadora do setor de Gestão de Pessoas da Seaster.

"É sempre importante ter ações que priorizem o bem-estar dos servidores e colaboradores, principalmente quando se trata da imunização de uma doença contagiosa, pois os trabalhadores da assistência social também fazem parte da linha de frente, servindo e trabalhando diretamente com a população", reforçou Giselle Cristine Rodrigues dos Santos, gerente da Seaster.

A técnica de Enfermagem da equipe de imunização da Sesma, Jiulia Fernandes, comenta que a manutenção desta vacina contribui na prevenção de doenças respiratórias, uma das principais sequelas causadas pelo vírus influenza. "O H1N1 já motivou uma pandemia, ainda existe e ataca a população, causando problemas respiratórios agudos, que podem levar à morte. Anualmente este vírus sofre mutação, fazendo com que a imunização anual seja muito necessária".

Em 2009, o vírus da Influenza H1N1 promoveu uma pandemia que atingiu países da América do Norte, do Sul, Europa e Oceania, chegando ao Brasil em maio do mesmo ano, e levando o país a atingir a marca de 53.797 casos confirmados da doença até o fim da pandemia, em 2010.

Texto: Camila Santos em colaboração com Yuri Granja.