Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Adepará intensifica fiscalizações de cargas e veículos na divisa com o Estado do Maranhão

De janeiro a junho de 2021, o Posto de Fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), em Cachoeira do Piriá, fez 16.609 fiscalizações

Por Rodrigo Reis (PC)
13/07/2021 13h16

Equipe da Adepará em inspeção a carga de frutos na estradaO Posto de Fiscalização Agropecuário (PFA) da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), no município de Cachoeira do Piriá, no nordeste estadual, realizou 16.609 ações de fiscalizações de diversas cargas e veículos, totalizando 803 autuações, de janeiro a junho deste ano. O PFA é considerado estratégico por estar localizado, precisamente, na divisa com o Estado do Maranhão.

No período, foram aprendidos aproximadamente 20 toneladas de camarão salgado e cargas de peixes sem a devida inspeção, entre processados (filé) e in natura. Também houve a apreensão de cinco toneladas de polpas sem registro de destino e, ainda, de 22 toneladas de frutos. Ainda, em junho, os fiscais da Adepará apreenderam 20 toneladas de camarão salgado. 

As sanções administrativas aplicadas envolveram desde o auto de infração, apreensão e destruição de diversos produtos, considerando a matéria prima e mesmo produtos fabricados.

Ações zoofitosanitária e econômica - Em todas as ações, programadas ou não, a Adepará trabalha para evitar que o consumo de produtos clandestinos, contribuindo efetivamente para a saúde humana, o desenvolvimento sustentável e à competitividade do agronegócio no Pará.  

"A Adepará trabalha contra qualquer tipo de comércio clandestino e irresponsável, e o posto de Gurupi tem atuado, constantemente, por meio dos fiscais para evitar que produtos e subprodutos clandestinos, sejam de origem vegetal ou animal, entrem no estado do Pará e comprometam a saúde da população e a economia como um todo", explicou Aldernei Simor, engenheiro agrônomo e coordenador de Postos da Adepará.

Nos postos de fiscalização da Adepará no interior, as ações são planejadas e executadas em parceria com outros órgãos do Estado, como as secretaria de saúde, de finanças e segurança pública, bem como com os órgãos do Procon e o Ministério Público.

"Estamos intensificando as ações agora neste mês de julho, no posto de Gurupi, reforçando o efetivo de fiscais estaduais agropecuários e auxiliares de campo, a fim de proporcionar maior abrangência e mais efetividade das ações", destacou Aldernei Simor.

Adepará tem se comprometido em alinhar suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e atua para contribuir com a segurança alimentar e a melhoria da nutrição, por meio da promoção de uma agricultura sustentável, conforme estabelece o ODS 2.Fiscais da Adepará têm intensificado as ações de fiscalização

GARANTIA

Para ter a garantia de que um produto foi fabricado em estabelecimento registrado e em boas condições sanitárias, o consumidor pode conferir os selos de inspeção impressos no rótulo da embalagem. São eles:
-Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
-Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adepará
-Registro Artesanal da Adepará
-Serviço de Inspeção Federal (SIF)
-Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi).  
Serviço - A Adepará está presente nos 144 municípios paraenses e disponibiliza a Ouvidoria para recebimento de denúncias. 

DENÚNCIAS

As ações de combate à atividade clandestina são desenvolvidas não somente através do recebimento de denúncias, mas também oriundas de promotorias estaduais e municipais; órgãos de saúde estaduais e municipais; entidades de defesa do consumidor; órgãos ambientais e Polícia Civil, Militar e Federal.

No site da Agência há os contatos dos escritórios das regionais. Os telefones são: (91) 3210.1101 / 1105 / 1121. Também é possível contato pelo (91) 99392-4264.