Sejudh discute com a comunidade quilombola Oxalá de Jacunday dificuldades na educação
Representantes do território se reuniram com a Gerência de Promoção dos Direitos Quilombolas para conversar sobre a atuação dos professores
Representantes da comunidade quilombola de Oxalá do Jacunday, Moju, com a gerente de promoção dos direitos quilomblas, na SejudhNesta segunda-feira (12), a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, por meio da Gerência de Promoção dos Direitos dos Quilombolas (GPDQ), reuniu-se com Leandro Moraes Valadares, representantes da Comunidade Remanescente de Quilombo – Oxalá de Jacunday, localizada no município de Moju, nordeste do Pará. Em pauta, a importância da atuação de professores quilombolas que fazem partes das escolas do território.
De acordo com a gerente da GPDQ, Roberta Cunha, entre os assuntos discutidos estão a dificuldades existentes no território. Segundo ela, a gerência busca atuar na preservação das identidades, cultura, danças e todas as suas singularidades, por meio de ações afirmativas concretas. “Os desafios para uma educação quilombola digna são diversos. Sendo assim, é necessário construir políticas públicas efetivas, uma vez que há inúmeras urgências, como a inserção dos jovens nas escolas e no mercado de trabalho”, afirmou.
A Gerência de Promoção dos Direitos dos Quilombolas tem o objetivo de promover o atendimento às demandas das comunidades quilombolas em todo o Pará, além de trabalhar em parceria com as associações de quilombolas, buscando desenvolver políticas públicas afirmativas de educação, além de debates sobre os direitos dos povos de quilombo.