Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Defesa Civil previne acidentes e distribui pulseiras de identificação a crianças em Salinas

Retaguarda da segurança pública, equipes fazem avaliação de riscos de acidentes e da estrutura de socorro disponível para atender às demandas durante as férias

Por Walena Lopes (SEGUP)
11/07/2021 17h51

Agente da Defesa Civil alerta contra o uso de álcool por aqueles que conduzem embarcações, do tipo jet ski, e para o perigo dessa atitudeEquipes da Defesa Civil, vinculada ao Corpo de Bombeiros Militar estiveram presente na entrada da praia do Atalaia, em Salinas, nordeste do Pará, abordando os veículos com os frequentadores para orientá-los e colocar pulseirinhas de identificação nas crianças, a fim de facilitar a localização dos pais ou responsáveis caso elas se percam na praia. 

A movimentação foi grande durante o final de semana. No domingo, 11, a praia do Atalaia recebeu vários ônibus de piquenique com famílias que vieram aproveitar um dos locais mais procurados pelos banhistas neste período do ano.

“Nossas equipes estão distribuindo informativos nas praias e balneários para que as pessoas possam ter noção de como se comportar em ambiente de praia, dando orientações e auxiliando os pais e responsáveis para que possam ter atenção redobrada com seus filhos durante o passeio. Colocamos pulserinhas de identificação para que elas possam ser identificadas, caso elas se percam dos pais”, disse o coordenador estadual adjunto de Defesa Civil, Cel.BM Reginaldo Pinheiro.

A pulseirinha nas crianças é uma salvaguarda para que, caso elas se percam dos pais, eles possam ser encontrados mais rapidamentePela primeira vez visitando a praia do Atalaia com os filhos, a autônoma Fabiana Silva, 22 anos, disse que gostou da ideia das pulseiras de identificação nas crianças e das orientações em relação às praias e à movimentação da maré. "Desta forma me sinto mais segura, pois estou com três crianças e sei que elas ficaram bem animadas para curtir a praia”, disse ela.

A Defesa Civil do Estado faz um trabalho de prevenção a acidentes, com intuito de auxiliar nas ações do Sistema de Segurança Pública, avaliando os riscos e analisando a capacidade dos hospitais e postos de socorro caso aconteça alguma eventualidade. 

Para o coordenador estadual da Defesa Civil, a atividade realizada pelos agentes é de extrema importância como retarguarda à segurança pública.

“Este ano elencamos os municípios onde naturalmente as demandas são maiores, como Salinas, Mosqueiro, Outeiro, Bragança e Marudá,, para que possamos avaliar as eventuais ocorrências que possam acontecer, devido ao grande fluxo de pessoas que essas localidades recebem durante o veraneio. Esse trabalho ajuda na retaguarda para o Sistema de Segurança, pois assim analisamos as situações antecipadamente e com isso ajudamos na prevenção de eventos que possam causar prejuízo à população. Reforçando que somos vinculados ao Corpo de Bombeiros e sempre estaremos atuando na prevenção de acidentes e eventos adversos”, disse o Cel. Reginaldo Pinheiro.