Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Grupamento Bombeiro Militar (20⁰ GBM), em Mosqueiro, é o 'Quartel-general' em julho

Unidade tem reforço de 40 militares e mobiliza guarda-vidas especialistas, quadriciclos, embarcações, entre outros recursos à disposição da população

Por Sargento BM Barreto (CBM)
11/07/2021 09h12

Na orla da praia do Chapéu Virado, na ilha de Mosqueiro, viaturas e guarnições do 20⁰ Grupamento Bombeiro Militar (20⁰ GBM) O quartel do 20⁰ Grupamento Bombeiro Militar (20⁰ GBM), no distrito de Mosqueiro, em Belém, é o "Quartel-general" do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil durante a Operação Verão. Com um contingente de 49 bombeiros, a unidade recebe reforço de 45 militares para garantir a segurança dos veranistas, em um dos destinos mais procurados nesse período.

À frente do Comando Operacional, o Cel QOBM Marcos Macedo promoveu uma mostra do aparato  humano e logístico à disposição da sociedade na Ilha do Mosqueiro, a famosa bucólica. Guarda-vidas especialistas, quadriciclos, embarcações, viaturas de resgate, de combate a incêndio e de busca e salvamento, além de equipamentos operacionais integram os recursos do "Quartel-general''. Na ocasião, a senhora Riocy Rachid, tia do Cb BM Danilo, do 20⁰ GBM, representou as famílias dos bombeiros militares que, pelo chamamento da nobre missão de "vidas alheias, riquezas salvar", necessitam ficar longe de seus entes queridos, e como símbolo da gratidão e da força dessas famílias, ela foi presenteada com um tubo de salvamento, principal equipamento utilizado pelo guarda-vidas.

"A senhora Riocy representa aqui cada parente nosso: um pai, uma mãe, um irmão. O comandante-geral do CBMPA me designou para fazer essa homenagem. Senhora Riocy receba, de forma simbólica, este material (um tubo de salvamento) que é utilizado no dia a dia nos nossos serviços", disse o Cel QOBM Marcos Macedo

Com um contingente de 49 bombeiros, a unidade, em Mosqueiro, recebeu reforço de 45 militares para Operação Verão 2021Com intensa movimentação na ilha, as guarnições do serviço diário permanecem em prontidão na sede do Grupamento. Entre atendimentos diários de ocorrências, há casos de princípios de incêndios. Recente, "uma panela de pressão foi esquecida no fogão e começou a expelir fumaça em demasia, o que assustou a vizinhança que acionou o 20⁰ GBM, mas o proprietário da residência sanou, sem maiores consequências", relatou o subtenente BM João Pedro Fiel, comandante do Socorro no 20⁰ GBM.

"Hoje estamos aqui em Mosqueiro, mas já nos deslocamos aos quartéis de Santa Izabel, Castanhal e Vigia. Estamos prontos a atuar dentro das nossas competências, para prontamente restabelecer uma viatura ou um equipamento motorizado que apresente baixa mecânica", disse o Cb BM S. Moreira.