Centro Integrado em Mosqueiro garante tranquilidade para veranistas
Distrito recebeu reforço no efetivo para realização das ações da segurança pública
Um dos destinos mais escolhidos por quem permanece na capital durante o veraneio, o Distrito de Mosqueiro, recebe diversas ações durante a Operação Verão 2021, articuladas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que deve estender-se até 2 de agosto. Além do reforço no efetivo, a ilha recebeu a instalação de um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para o monitoramento de cenários e gerenciamento da ação policial.
Situado no caramanchão, entre as praias do Chapéu Virado e Farol, a unidade móvel que funciona como CICC, faz parte do conjunto de iniciativas policiais, preventivas e repressivas, reunindo agentes dos órgãos de segurança pública como Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito, Guarda Municipal de Belém e Polícia Militar.
Com essa integração, a Segurança Pública do Estado objetiva coibir as práticas delituosas na ilha e proteger a população, destaca o Coronel PM Geraldo Falcão, do Gabinete de Gestão Integrada da Segup.
“A concentração de esforços dos órgãos de segurança, estaduais e municipal, visamos principalmente dar mais tranquilidade aos veranistas que irão visitar o distrito. Com nosso centro integrado atuamos com treze câmeras de vídeo monitoramento espalhadas em pontos estratégicos, além de ações nas estradas do Detran e o incremento de 250 agentes”, ressaltou o militar.
O suporte do vídeo monitoramento oferece a tecnologia de leitura de placas veiculares o que reforça o trabalho policial para identificar a prática criminosa como, por exemplo, o trânsito de veículos roubados.
Este aparato traz maior segurança para quem está na ilha em busca de descanso, como é o caso da motorista por aplicativo, Eveline Wesche, que estava com a família neste final de semana.
Para ela, a população sente-se mais segurança com esta presença policial. “Estou aqui com meus sobrinhos e minha irmã e conseguimos perceber as equipes nas ruas aqui de Mosqueiro. Nos transmite uma segurança e conseguimos aproveitar a praia sem se preocupar”, salientou.
Quem também parabeniza a presença policial é o ambulante Ronaldo Silva, que trabalha há 25 anos vendendo abacaxi gelado nas praias. “O serviço da polícia aqui é nota dez, olha. Meus amigos e eu, que trabalhamos com comércio isso é muito bom, pois reflete em nosso trabalho, já que a população se sente mais segura para vir à praia”, destacou.
Operação Verão - A Operação Verão 2021 conta com um efetivo de mais de 3 mil agentes de segurança, mais de 100 viaturas, 4 embarcações e 6 aeronaves, além de unidades de resgate do Corpo de Bombeiros reunidos para dar maior segurança e efetividade nas ações que serão desenvolvidas nas praias e balneários, atendendo também as normas de segurança e protocolos para conter a Covid-19. A cada semana, a atuação dos órgãos de segurança pública será avaliada.