Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E CIDADANIA

Gestores do TerPaz se reúnem com forças de segurança municipais de Parauapebas

A consolidação das interações diretas entre as autoridades da Segurança Pública municipal e estadual é essencial às ações nas Usinas da Paz

Por Governo do Pará (SECOM)
09/07/2021 12h10

Integrantes do Gabinete de Gestão Operacional da Segup inserido no programa TerPaz reunidos com as forças de segurança municipais Integrantes do Gabinete de Gestão Operacional da Segup inserido no programa TerPaz reunidos com as forças de segurança municipais Foto: ascom / SegupNesta quinta-feira (08), na sede da secretaria municipal de segurança de Parauapebas, integrantes do Gabinete de Gestão Operacional (GGO) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) inserido no programa estadual Territórios pela Paz (TerPaz) reuniram-se com as forças de segurança municipais para apresentar a metodologia do eixo da Segurança Pública do programa.

A reunião faz parte do calendário do GGO em Parauapebas iniciado na última terça-feira (06). Estavam presentes na reunião os gestores do gabinete, composto pelos representantes dos órgãos do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds), entre eles, o Departamento de Trânsito, Polícia Civil, Polícia Militar, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. 

A pauta da reunião foi a apresentação da forma de trabalho e da metodologia adotada no TerPaz no eixo da Segurança Pública. Esta metodologia será aplicada no bairro Tropical I, onde está em fase de construção a Usina da Paz Parauapebas, com previsão de entrega para setembro próximo.

Participaram da explanação os órgãos municipais de segurança como Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte, Defesa Civil e Centro de Controle e Operações. Estes, serão fundamentais na construção do plano tático operacional que destacará as ações de segurança na região.

Luciano Oliveira, coordenador do GGO, ressalta a importância desta contribuição na elaboração do plano. “Ressaltamos a relevância da participação municipal nas ações públicas. Estamos obedecendo uma diretriz do governo federal que destaca uma interação maior e o protagonismo dos municípios nas questões de segurança pública”, destaca.

O secretário municipal de Segurança Pública de Parauapebas, Denis Assunção, avalia com boas expectativas o trabalho conjunto que será desenvolvido entre o Estado e a gestão municipal. Para o gestor, o avanço na redução do índice de criminalidade dentro do município é o principal objetivo.

“É um projeto grandioso que nos ajudará bastante. Acredito muito nessa parceria entre as instituições municipais com a instituição estadual. Avaliamos que vem para somar em um bairro que é carente. Só tem a ajudar muito aquela população que será assistida, tão necessitada de segurança, principalmente, e de cidadania que é o que o TerPaz se propõe”.

O plano tático operacional que será desenvolvido num segundo momento, a participação das forças locais é imprescindível. Presente na reunião, a comandante geral da Guarda Municipal, Monica Caldas, acredita que este planejamento será um marco para a segurança municipal.

“É dito que a junção das forças tanto municipal, quanto estadual, tem um efeito muito positivo no combate à criminalidade. Então, quem ganha com essa integração é a população”, pontuou.