Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Hemopa capacita profissionais de saúde sobre a doação de sangue 

Profissionais que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) puderam conhecer mais sobre a rede de captação

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
07/07/2021 15h15

A Fundação Hemopa realizou nesta quarta-feira (07) o encontro entre profissionais de saúde que trabalham nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da região metropolitana de Belém para falar sobre o processo de captação de voluntários e a doação de sangue.

O treinamento teve como tema ‘A qualificação em hemoterapia e doação de sangue’ e como palestrante, Juciara Farias, gerente de Captação de Doadores do hemocentro, que falou sobre a importância da captação hospitalar para doação voluntária de sangue.

“A educação é a base de sustentação para a promoção da doação de sangue. Considerando esta visão, o entendimento é de que existe sempre a necessidade de promover eventos como este de qualificação de multiplicadores. Pacientes e familiares de pacientes são potenciais voluntários da doação e se tivermos este incentivo constante dentro das unidades de saúde, teremos mais sucesso nesta mobilização”, explicou Juciara.

Dentro de algumas unidades de saúde há a oferta do serviço transfusional e também Agências Transfusionais (ATs), que são responsáveis pelo armazenamento e distribuição de bolsas de sangue dentro da unidade hospitalar. Nesse sentido, a gerente de Distribuição do Hemopa, Adriana Pimenta, abordou o tema "Protocolos de solicitação de amostras e distribuição de sangue" para os profissionais de saúde com o intuito de esclarecer como funciona o processo de pedidos e o ciclo do sangue até chegar ao paciente que precisa de transfusão.

No total, 30 profissionais participaram da capacitação, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e farmacêuticos que lidam diretamente com pacientes e procedimentos hospitalares dentro das UPAs do Jurunas, Marambaia, Benevides, Icuí, Icoaraci e Ananindeua.