Abertas as inscrições para seminário sobre História Cultural da Educação na Amazônia
Evento promovido pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) é aberto a pesquisadores e profissionais para uma reflexão sobre essas práticas na região
Estão abertas as inscrições para o X Seminário do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA), que nesta edição discute o tema História Cultural e Educação na Amazônia. Para apresentação de trabalhos, o período se estende até 20 de julho; e para ouvintes, as inscrições vão até 1º de setembro. Com uma carga horária de 20h, o Seminário será on-line e gratuito e ocorrerá via YouTube.
Para Maria do Perpétuo Socorro de França, uma das coordenadoras do Grupo e professora do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), o Seminário é um convite a pesquisadores e profissionais da história e da educação em geral à reflexão sobre a cultura material e a educação na Amazônia. “As conferências e mesas-redondas, organizadas de acordo com essa temática, trazem para debate uma diversidade de saberes e práticas que tem como fio condutor a história cultural na Amazônia”, pontua.
Além disso, França afirma que “as discussões focalizam a educação como prática cultural, a natureza como lugar de trocas culturais e educação, os desafios de pesquisas em educação não escolar”.
Maria Betânia Albuquerque, professora da Uepa e coordenadora do GHEDA, relata que a escolha da temática deu-se por permitir análises amplas e interdisciplinares a respeito da educação dos sujeitos. “Esta é uma abordagem historiográfica fértil para pensarmos nossos problemas de pesquisa na Amazônia, em particular, aqueles relacionados a grupos subalternizados ou silenciados, cujas formas de ser, sentir e pensar encontram-se ‘do outro lado da linha epistemológica’”, comenta.
Albuquerque acrescenta que o evento visa a ajudar no entendimento da educação como uma prática cultural, logo múltipla e social, para os estudantes da área. “A educação não é uma entidade metafísica que paira acima da cultura ou da história. É uma prática cultural situada historicamente no tempo e no espaço”, esclarece.
SERVIÇO:
X Seminário do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA)
Data: 1 e 2 de setembro de 2021
Confira o cronograma de inscrições
Texto: Wesley Lima (Ascom Uepa)