Atuação do Corpo de Bombeiro Militar do Pará vai além do combate a incêndios
O Dia do Bombeiro Brasileiro é comemorado nesta sexta-feira (2).
Resgates, vistorias de imóveis e empreendimentos, análises de projetos, buscas, salvamentos aquáticos e atendimentos pré-hospitalares, são algumas das atuações do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), além do trabalho de combate a incêndios. Em 2021, mais de 21,5 mil atendimentos já foram realizados. O Dia do Bombeiro Brasileiro, é comemorado nesta sexta-feira (2).
O tenente coronel Charlyston Wytting, explica que, para ingressar no CBMPA, o interessado precisa prestar concurso público e ser submetido a uma prova escrita, seguida de testes psicotécnico e de aptidão física. “Dependendo do concurso, o candidato aprovado, irá realizar um curso de formação para soldado ou oficial. A duração do curso depende do cargo, e vai de 8 meses para soldado a 3 anos de formação para oficiais, os quais serão formados para cumprir a missão de contribuir para proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente”, informa o tenente coronel.
Atualmente, o CBMPA possui um efetivo de 2.667 militares, entre homens e mulheres, praças e oficiais. Confira as atribuições do profissional.
A soldada Bianca Soares entrou no CBMPA, em 2017, e atua na assessoria de comunicação da corporação, além de continuar atendendo as ocorrências. Ao ingressar, a expectativa dela estava mais relacionada à estabilidade e à segurança financeira, mas com o dia a dia de trabalho, passou a admirar e se encantar, cada vez mais, com a profissão.
“Meu desejo é que todos tenham a noção da importância do bombeiro militar, devido à grande diversidade de atuação e habilidades que os profissionais precisam ter. O bombeiro está sempre pronto para minimizar eventos que acometem nossa sociedade, trazendo segurança, soluções para ajudar quem precisa e a certeza de ter a quem recorrer nos momentos mais difíceis da vida”, ressalta a soldada.
Com o lema “vidas alheias e riquezas salvar”, o CBMPA integra o sistema de segurança pública estadual e atua em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Além do Quartel do Comando Geral, a corporação conta com 30 unidades operacionais. Além da capital, mais 19 municípios contam com a presença do serviço do Corpo de Bombeiros no Estado do Pará. Saiba mais sobre o histórico da corporação.
MAIS ATUAÇÕES
O Centro de Atividades Técnicas (CAT), que trata das atividades relacionadas à vistoria em edificações e aprovação de projetos de prevenção e combate a incêndios, é um dos serviços em destaque do CBMPA, segundo o tenente coronel Charlyston Wytting. “O CAT também realiza a perícia de incêndio e explosões, quando há algum evento (incêndio), para tentar descobrir as causas e para fins estatísticos da corporação, buscando com isso, estudar cada vez mais métodos de combate e prevenção para futuros projetos de lei e normas nesse sentido”, ressalta.
No dia 4 de junho, o Corpo de Bombeiros realizou o resgate de cinco vítimas do naufrágio de uma pequena embarcação, em Soure, arquipélago do Marajó. No mês de maio, um casal de bombeiros estava atravessando na balsa que liga os municípios de Miritituba e Itaituba, rumo ao 7º Grupamento Bombeiro Militar, quando foram chamados para auxiliar uma gestante que entrou em trabalho de parto, antes de conseguir chegar ao hospital.
OPERAÇÃO VERÃO 2021
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará, atuará neste verão, com um efetivo de 834 militares, distribuídos por mais de 40 municípios do estado. Durante a operação, equipes de guarda-vidas estarão a postos nas praias e balneários, para fiscalizar os banhistas e garantir o entretenimento com maior segurança. Serão mobilizadas ainda embarcações, disponíveis 24 h, para serviços de resgate.
VALORIZAÇÃO
Entre as ações de valorização proporcionadas pelo Governo do Estado, em benefício ao CBMPA, estão a sanção da lei que concede a equiparação do soldo, ao salário mínimo vigente, aos Praças e Praças especiais inativos, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, assim como os pensionistas e a assinatura da ordem de serviço, para obras de reconstrução de parte do quartel do 21º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), em Belém.