Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MUSICOTERAPIA

Curso de Pós-Graduação em Musicoterapia do IECG inicia inscrições

Por Governo do Pará (SECOM)
02/07/2021 11h26

A Fundação Carlos Gomes (FCG), publicou na última quarta-feira (30), no site oficial www.fcg.pa.gov.br, o edital e ficha de inscrição do Curso de Pós-Graduação em Musicoterapia, que será realizado no Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), na modalidade semipresencial. São ofertadas 50 vagas. As inscrições acontecem a partir de hoje e seguem até o dia 30 de julho, as aulas estão previstas para iniciar no mês de setembro. O curso consiste em formar profissionais habilitados para atuar nas áreas da saúde, educação e assistência social.
 
Um dos pré-requisitos para candidatar-se, é ter conhecimento musical, que será comprovado por meio do Teste Específico de Habilidade Musical (TEHM), previsto como uma das etapas, descritas no edital do processo seletivo. O edital e ficha de inscrição, estão disponíveis no site da FCG.
 
Modalidade
O curso terá duração de 18 meses, com aulas aos sábados e domingos, no turno da manhã e da tarde. As atividades teóricas e práticas, serão organizadas de forma a envolver aulas presenciais, no Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) e à distância, por meio de plataforma de aulas virtuais. Esta é a primeira vez que uma instituição de ensino público do Estado, oferece um curso na modalidade de musicoterapia, tornando-se pioneira no seguimento de qualificação profissional, utilizando música.
 
Formação
Ao concluir o curso de Pós-Graduação em Musicoterapia, o profissional poderá realizar intervenções nas áreas educacional, social, reabilitação física e neurológica, promovendo à saúde, qualidade de vida e desenvolvimento humano. Essas competências, permitirão que o egresso possa fazer avaliações, tratamentos e atendimentos clínico/hospitalar/organizacional, por meio das técnicas e dos métodos musicoterapêuticos aprendidos, além de poder desenvolver atividades de pesquisa, gerenciar projetos e produtos que envolvam a musicoterapia.
 
No que concerne à escolha do corpo docente, a equipe de professores é formada por
profissionais capacitados em Musicoterapia, com formação e experiência de docência em 
Musicoterapia, Educação Musical e áreas afins como Psicologia, Artes/ Música; sendo esses, especialistas, mestres e doutores.