Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Agentes de segurança e profissionais de comunicação concluem curso sobre operação de drones

Ofertado pela Segup, o curso certificou 95 participantes em manuseio de Aeronave Remotamente Pilotável

Por Governo do Pará (SECOM)
30/06/2021 20h50

Agentes de segurança e profissionais de comunicação dos órgãos do Sistema de Segurança Pública receberam nesta quarta-feira (30) a certificação do curso de Operador de Aeronave Remotamente Pilotável (RPA, sigla em inglês), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). O curso formou 95 alunos, divididos em duas turmas.

Ofertada pelo segundo ano seguido, a capacitação é promovida pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, e ocorreu no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp). A formação integra o planejamento da Segup em ofertar capacitação para os servidores no manuseio do equipamento – mais conhecido por drone – em operações e levantamento de inteligência para o enfrentamento da criminalidade.O secretário Ualame Machado, gestores do Sistema de Segurança e participantes do curso sobre operação de drones

Segundo o delegado André Costa, secretário adjunto da Siac, desde a primeira turma formada ficou atestada a importância da capacitação. “Sabemos que este equipamento pode ser usado por mãos erradas para levar informações para quem é alvo do nosso objetivo diário. E é imprescindível estarmos na dianteira dessa corrida tecnológica. Juntos, vamos combater o inimigo comum, que é a violência”, ressaltou o delegado.

Durante o curso, que teve duração de 55 horas, os alunos aprenderam técnicas de pilotagem e segurança, legislação, georreferenciamento, ações preparatórias para operação de RPA e a aplicabilidade nas assessorias de comunicação, captura e edição de imagens.

Integração - Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o aperfeiçoamento do efetivo é uma das políticas adotadas pelo governo, aliada aos investimentos em equipamentos tecnológicos. “Estamos com uma aquisição de drones em andamento e outras tecnologias. E é preciso capacitar os agentes para manuseio delas. Assim acontece a integração plena, para cada vez mais prestarmos um serviço de qualidade”, acentuou o titular da Segup.

Avanço tecnológico - As Aeronaves Remotamente Pilotadas/drones são utilizadas, na esfera da Segurança Pública em investigação, levantamento de inteligência, planejamentos operacionais, relatórios contextuais e situacionais.

Para o cabo PM Antônio Donato, instrutor do curso, o equipamento tem inúmeras vantagens para as atividades da segurança pública. “A visão da RPA é uma visão privilegiada, que oferece ao agente conhecer um local que ele não tem acesso. É uma visão diferenciada porque dá uma perspectiva maior para a situação, seja de investigação, fiscalização ou levantamento de informações. O drone vem para facilitar de forma abrangente a segurança pública, para que possamos nos anteceder ao crime”, explicou.

Entrega de certificado a uma das participantes do cursoParticiparam do curso representantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Polícia Rodoviária Federal, Tribunal de Justiça do Pará, Receita Federal e representantes das assessorias de comunicação do Estado e municípios.

Para Thais Menezes, assessora de comunicação da Guarda Municipal de Belém, a aeronave remotamente pilotada é uma ferramenta aliada da profissão. “Com esse equipamento de alta tecnologia vou poder captar imagens e informações de áreas restritas, e também dos eventos da instituição para qual trabalho. O curso foi proveitoso, e não vejo a hora de colocar em prática o uso do drone na GMB”, disse a assessora. (Texto: André Macedo - Ascom/Segup).