Seduc discute em seminário perspectivas e desafios da Formação Continuada
O evento promoveu a integração de profissionais de diversos setores da rede estadual de ensino
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor) realizou, nesta quarta-feira (30), um seminário integrador para todos os coordenadores da Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), e ainda gestores responsáveis pelas Unidades Seduc na Escola (USEs) e as Unidades Regionais de Ensino (UREs).A secretária adjunta de Ensino, Regina Pantoja, detalhou as iniciativas destinadas a melhorar o fluxo escolar
Com o tema “Formação Continuada em Foco: Perspectivas e Desafios”, o seminário buscou promover a integração entre os diversos setores da Seduc para o fortalecimento do trabalho articulado, pautado na prática dialógica, a fim de estimular a implementação de uma cultura colaborativa para o desenvolvimento de programas e projetos de formação continuada para os profissionais da rede estadual de ensino.
Durante o evento, houve o lançamento da plataforma digital “AvaCefor”, que possibilitará aos professores das redes municipais, estadual e federal a oportunidade de participar, de qualquer localidade paraense, de cursos de Formação Continuada. Na ocasião, também foram apresentadas duas novas capacitações, que terão início no próximo semestre letivo. Os gestores de UREs que não puderam participar presencialmente, acompanharam o workshop pelo canal do YouTube do Cefor.
Êxito nas ações - A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, enfatizou que, quando há um trabalho em equipe, tudo fica mais fácil. Mesmo com os inúmeros desafios da pandemia de Covid-19, disse a secretária, os profissionais da área educacional têm feito um belo trabalho e conseguiram produzir ações muito exitosas.
“A palavra hoje é gratidão! Por todos os professores, apoio técnico-pedagógico, gestores, coordenadores e todos aqueles que fazem a Seduc e nos ajudam a fazer uma educação de qualidade para os nossos 586 mil alunos. O evento de hoje foi bastante promissor. Seguimos em frente, pois temos um novo semestre a nos esperar, com muitas coisas boas a anunciar no início do próximo período escolar, e temos uma série de ações muito positivas, que vão impactar de forma direta a educação pública paraense. Contamos com o compromisso e a dedicação de cada um, e com este amor à educação que nos move, para que o processo ensino-aprendizagem em nosso Estado avance cada vez mais”, enfatizou a titular da Seduc.
Eixos integradores - A secretária adjunta de Ensino, Regina Pantoja, detalhou as iniciativas promovidas, como o programa que visa trabalhar o fluxo escolar; o processo ensino-aprendizagem e a formação continuada dos educadores paraenses. Outro momento importante foi a apresentação dos eixos integradores da Saen e das ações pedagógicas que estão sendo desenvolvidas desde o ano passado. “São três eixos fundamentais que precisam caminhar juntos, para que a gente possa, de fato, desempenhar o nosso papel na melhoria da qualidade escolar do Pará junto aos nossos profissionais, sejam eles técnicos, professores e gestores”, frisou.
Augusto Paes, coordenador do CeforO coordenador do Cefor, Augusto Paes, destacou que “o seminário de integração tem uma importância estratégica para a Seduc, na medida em que congrega os gestores das USEs (Região Metropolitana) e das UREs (interior), além das coordenações vinculadas à Saen, com o intuito de tratar, abordar e discutir a questão da Formação Continuada. Portanto, este encontro agrega a apresentação de dados, elementos e os caminhos que já foram desenvolvidos até aqui”.
“Inicialmente, lançamos o Programa de Formação Continuada - Travessias, que entrará em ação a partir do mês de agosto em todas as USEs e UREs. Este programa será voltado para a rede estadual. Nesse primeiro momento é superimportante, porque ele passa a ser caracterizado pela formação de fato na escola, com a escuta ativa, a imersão desses educadores. Isso contribuirá muito nesse contato e vivência com o mundo virtual, mas de forma física e presencial, para ajudar todos os nossos colegas a trocar experiências, crescer e colaborar com a educação paraense”, complementou Augusto Paes.Coordenadores da Secretaria Adjunta de Ensino e gestores das Unidades Seduc na Escola e Unidades Regionais de Ensino participaram do seminário
Avaliação - Já o coordenador estadual do Censo Escolar, Evandro Paiva, ressaltou a importância do seminário de integração que, segundo ele, servirá como forma de avaliar as ações executadas neste primeiro semestre e dará subsídio às iniciativas pedagógicas planejadas para o segundo semestre de 2021.
“A partir de agora, vamos fazer uma avaliação parcial das ações desempenhadas, para que possamos planejar o restante do ano letivo e corrigir algumas rotas, que poderiam ter sido melhor executadas no primeiro semestre, especialmente neste ano em que ainda vivenciamos o cenário pandêmico. Há uma necessidade de repensar, replanejar, corrigir o caminho, e esse evento promovido pelo Cefor é bastante propositivo, já que foi observado o avanço da educação no Estado”, disse o coordenador (Texto: Vinícius Leal - Ascom/Seduc).