Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa e Sest-Senat realizam ação de saúde para caminhoneiros em Ananindeua

Pesquisa da CNT apontou que 42% dos homens procuram os serviços de saúde com foco preventivo. Outros 38% buscam os profissionais de saúde somente quando aparecem os sinais e sintomas

Por Mozart Lira (SESPA)
30/06/2021 15h51

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e o Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat) realizaram, nesta quarta-feira (30), Dia dos Caminhoneiros, no Posto Marajó, na BR-316, a ação de divulgação dos cartões Saúde do Caminhoneiro e da Caminhoneira. 

Conduzida pela Coordenação de Saúde do Homem da Sespa, a ação de prevenção de doenças e promoção da saúde teve o objetivo de sensibilizar esse público quanto à necessidade de buscar os serviços de saúde com regularidade, para reduzir as internações e óbitos e, consequentemente, os acidentes nas estradas. O Dia dos Caminhoneiros reforça a importância da profissão e desses trabalhadores, responsáveis pelo transporte de grande parte da produção brasileira para todas as regiões do país e para exportação.

Segundo o coordenador de Saúde do Homem, Diego Cutrim, os caminhoneiros trabalham, em média, 11 horas por dia e seis dias por semana. “E foi pensando neles que surgiu a parceria entre a Sespa e Sest-Senat para o desenvolvimento de uma ação conjunta para o atendimento dessa classe profissional, constituída, principalmente por homens, que têm pouco tempo para cuidar da saúde”, informou.

Durante a ação, os caminhoneiros receberam avaliação nutricional, orientação psicológica e orientação sobre atualização profissional, aprendem sobre ginástica laboral, atualizam as vacinas, fazem teste de glicemia e aferem a pressão arterial e, por fim, respondem a um questionário para avaliação do perfil do caminhoneiro, especialmente, em período de pandemia.

Ação semelhante foi realizada pela primeira vez com o apoio da Sespa em 2020, quando os caminhoneiros tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a sua saúde e tomar atitudes para melhorar a sua qualidade de vida, adotando hábitos saudáveis como atividade física, alimentação balanceada e inserir atividades lúdicas que diminuam o estresse do dia a dia. 

“A ação foi com o objetivo de homenagear e orientar estes profissionais, essenciais para o movimento da economia e, sobretudo do agronegócio brasileiro. É uma boa oportunidade para demonstrar nossa gratidão e, ao mesmo tempo, promover cuidados simples, mas essenciais para eles, que passam a maior parte do tempo nas estradas", ressalta Diego Cutrim.

De acordo com dados da Confederação Nacional do Transporte, 99% dos caminhoneiros no Brasil são homens. Menos da metade (42%) procuram os serviços de saúde com foco preventivo. Outros 38% buscam os profissionais de saúde somente quando aparecem os sinais e sintomas de doenças, principalmente quando a sintomatologia dificulta ou impede suas atividades laborais. Ainda há 13% que não buscam ajuda.