Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Batalhão Tiradentes intensifica combate à criminalidade em oito bairros de Belém 

Com ações preventivas e repressivas, o 2° BPM vem conseguindo reduzir índices de criminalidade

Por Governo do Pará (SECOM)
29/06/2021 23h53

Responsável pelo policiamento ostensivo em oito bairros de Belém, o 2° Batalhão de Polícia Militar (2° BPM), o Batalhão Tiradentes, intensificou o combate à criminalidade com ações estratégicas de prevenção e repressão. Na tarde de segunda-feira (28), dois homens foram presos em flagrante, após o roubo de celulares no bairro da Campina, em Belém. Os acusados foram localizados próximo à Estação das Docas. Os celulares foram recuperados e devolvidos às vítimas.Contingente do 2º Batalhão reunido para as operações de combate à criminalidade

Os bairros da Campina, Reduto, Cidade Velha, Canudos, São Brás, Fátima, Umarizal, Nazaré e Batista Campos integram a circunscrição da unidade, vinculada ao Comando de Policiamento da Capital I (CPC I). De acordo com as demandas de cada bairro, mapeadas pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Polícia Militar, o Batalhão Tiradentes traçou um plano com ações direcionadas e específicas para cada bairro.

No Reduto, Cidade Velha e Campina os agentes de segurança agem contra crimes de roubo e tráfico de drogas, enquanto no Umarizal, Nazaré e Batista Campos as ações visam, principalmente, a prevenção a roubos em estabelecimentos comerciais e arrombamentos. Em Fátima e São Brás, o trabalho também coíbe o tráfico de drogas.Os agentes da Polícia Militar em atuação no centro comercial de Belém

Proteção ativa - Além das operações Saturação, Incursão, Bloqueio e Tiradentes, militares que atuam no Grupamento de Proteção Ativa (GPA) realizam, de segunda a sexta-feira, visitas a residências e estabelecimentos comerciais na área de abrangência da unidade.

De acordo com o comandante do 2° BPM, tenente-coronel Orlandino Lima, "a prevenção é nossa maior prioridade, mas para os casos que tendem a persistir nós criamos o Grupamento de Repressão Ativa, que é acompanhado por um oficial, responsável por coordenar ações específicas, em pontos sensíveis, de acordo com a mancha criminal".

O tenente-coronel Orlandino Lima informou que mais de 20 foragidos foram recapturados pela unidade nos últimos três meses, a maioria na área do centro comercial de Belém. Nos últimos 120 dias, apenas um caso de roubo a ônibus foi registrado pela unidade, que também conseguiu reduzir o número de homicídios em relação ao mesmo período do ano passado. (Texto: Josuelton Chagas – Ascom/PM).