Estado libera a 11ª recarga do vale-alimentação escolar a partir de 5 de julho
O governador Helder Barbalho também anunciou o retorno das aulas presenciais na rede pública estadual de ensino em 2 de agosto
O governador Helder Barbalho anunciou na tarde desta segunda-feira (28) o cronograma referente à 11ª recarga do vale-alimentação escolar, a partir do próximo dia 5 de julho, iniciando pela Região de Integração Guajará, que engloba cinco municípios, incluindo a capital, Belém. A distribuição beneficiará os 586 mil alunos matriculados na rede pública estadual de ensino, e ocorrerá de forma escalonada, por Região de Integração, contemplando os 144 municípios.Com a 11ª recarga do vale-alimentação escolar, o Estado se aproxima de quase R$ 500 milhões investidos no benefício
“Nós estamos chegando na 11ª recarga, e isso representa um total de 497 milhões de reais do governo do Estado para garantir o alimento dos 586 mil alunos que, neste momento, estão sem aulas presenciais. Iniciaremos no dia 5 de julho pela Região do Guajará, e até o dia 20 de julho todas as regiões serão contempladas”, garantiu Helder Barbalho.
O vale-alimentação escolar é uma iniciativa do governo do Estado, implantada em abril de 2020 para assegurar a alimentação dos alunos da rede pública estadual no período de suspensão das aulas presenciais. As 11 recargas totalizam um investimento de R$ 497 milhões, oriundos do Tesouro estadual. Estudantes de todas as regiões têm acesso ao benefício criado pelo Estado para enfrentar a pandemia
Cronograma de liberação da 11ª recarga do vale-alimentação escolar:
Dia 05/07: Região de Integração Guajará: Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará.
Dia 06/07: Região de Integração Rio Capim: Abel Figueiredo, Aurora do Pará, Bujaru, Capitão Poço, Concórdia do Pará, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Ourém, Paragominas, Rondon do Pará, Tomé-Açu e Ulianópolis.
Dia 07/07: Região de Integração Tapajós: Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão.
Dia 08/07: Região de Integração Tocantins: Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará e Tailândia.
Dia 09/07: Região de Integração Araguaia: Água Azul do Norte, Bannach, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D'Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara.
Dia 12/07: Região de Integração Baixo Amazonas: Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa.
Dia 13/07: Região de Integração Carajás: Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.
Dia 14/07: Região de Integração Guamá: Castanhal, Colares, Curuçá, Igarapé-Açu, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, Santo Antônio do Tauá, Santa Maria do Pará, Santa Izabel do Pará, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João da Ponta, São Miguel do Guamá, Terra Alta e Vigia de Nazaré.
Dia 15/07: Região de Integração Lago de Tucuruí: Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí.
Dia 16/07: Região de Integração Marajó: Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Muaná, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, Santa, Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure.
Dia 19/07: Região de Integração Rio Caeté: Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu.
Dia 20/07: Região de Integração Xingu: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.
Aulas presenciais – O governador também anunciou a retomada das aulas presenciais na rede estadual de ensino no próximo dia 2 de agosto. “A nossa previsão e planejamento é que esta seja a última recarga, já que estamos nos organizando para o retorno às aulas presenciais no dia 2 de agosto. Portanto, você, aluno, que está sem aula presencial durante todo esse tempo, já começa a se organizar para que no dia 2 de agosto possamos voltar para as aulas presenciais e recuperar o tempo perdido, e assim garantir educação para todos os nossos alunos”, disse Helder Barbalho.O vale-alimentação escolar é um direito do estudante garantido pelo Governo do Pará
Desde o dia 18 de março de 2020, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) suspendeu as aulas presenciais na rede pública estadual em decorrência da pandemia de Covid-19. Desde então, por meio do movimento “Todos Em Casa Pela Educação”, disponibiliza videoaulas pela TV Cultura do Pará, áudios educativos por meio do Seducast, conteúdos de aprendizagens pelo Para Casa, cadernos de atividades estruturantes e compêndios (impressos), além da plataforma educacional Enem Pará (Exame Nacional do Ensino Médio) e distribuição de livros didáticos.
A Secretaria reforça que a decisão para o plano de retomada está em consonância com estudos científicos, órgãos de saúde e entidades representativas, e obedecerá a todos os protocolos de biossegurança e prevenção à Covid-19, para garantir a segurança da comunidade escolar.