Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL

TerPaz realiza projeto musical para moradores do bairro da Cabanagem

"Música pela Paz" retomou aulas com turma de alunos nesta segunda-feira, 28

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
28/06/2021 17h06

Oportunidade e aprendizado: foi assim que a estudante Letícia Costa, de 15 anos, definiu o projeto "Música pela Paz". Ela, que é moradora do bairro da Cabanagem, contou que descobriu o amor pela música quando tinha apenas 5 anos de idade. Hoje em dia, a jovem canta e toca vários instrumentos musicais.

"Com esse projeto eu realizei um dos meus sonhos, que era cantar em um evento para várias pessoas. Ele está me ajudando muito porque quero seguir a carreira de cantora e pretendo fazer faculdade de música’’, ressaltou a estudante.

O projeto "Música pela Paz" é realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) dentro do programa Territórios pela Paz. As aulas que haviam sido suspensas devido ao agravamento da pandemia foram retomadas na tarde desta segunda-feira (28). De acordo com o professor Príamo Brandão, o projeto é dividido em duas disciplinas, sendo a primeira Iniciação à leitura e escrita musical e a segunda, Prática musical em grupo.

“Aqui os alunos aprendem um pouco da parte prática musical, ou se aperfeiçoam, porque muitos já tocam algum instrumento, outros começam do zero, e nós realizamos esse trabalho de prática musical em grupo, em que cada um traz a sua experiência ou a sua necessidade de conhecimento. Falamos especificamente sobre cada instrumento, como que eles se comportam na música, a dinâmica, qual o melhor tom para a pessoa cantar uma música e no final do projeto vamos realizar uma grande apresentação, onde cada aluno vai escolher uma música para se apresentar, o evento será realizado no auditório da Seduc”, disse o professor.

Um dos jovens que apostou na iniciativa foi o estudante Erick Rian, de 16 anos, que começou a cantar em uma igreja com 6 anos de idade, e hoje já toca violão, teclado, bateria e baixo. 

‘’A música trouxe muita alegria para a minha vida. Esse projeto é muito importante para a comunidade, inclusive para mim, que gosto muito da área musical’’, afirmou o estudante.

Ao todo são 20 alunos e o curso terá a duração de 3 meses. O bairro da Terra Firme, em Belém, e no Icuí-Guajará, em Ananindeua, também estão sendo contemplados com o projeto. Em breve, outros territórios que integram programa TerPaz também serão atendidos.