Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Colégio Estadual Paes de Carvalho comemora 180 anos de história dedicados à educação

Atualmente, escola é a mais antiga em atividade no Brasil e também um dos maiores patrimônios culturais do Pará

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
28/06/2021 17h15

A escola mais antiga em atividade no Brasil é conhecida pelo tradicional uniforme: meninas usam saias plissadas e meião branco, e meninos, calças e blusa de tergal, ambos na cor azul marinho e branco. O Colégio Estadual Paes de Carvalho completa nesta segunda-feira (28) os seus 180 anos de história dedicados à educação pública paraense. 

“A gente tinha o maior orgulho do uniforme do Paes de Carvalho, que é um uniforme tradicional. Era uma briga muito feia porque todo mundo queria marchar (no desfile de 7 de Setembro) e nem todo mundo podia ir. Quando a gente entrava na avenida era muito bonito e emocionante para todos nós”, relembra a ex-aluna e atual vice-diretora da instituição, Betce Basile de Oliveira. 

Betce Basile relembra momentos dentro do ColégioBetce Basile estudou o primeiro ano clássico no Paes de Carvalho de 1967 até 1969 e diz que é muito gratificante retornar como gestora e poder comemorar os 180 anos de uma instituição que abriga muito valor e história,  além do desejo para que os alunos continuem cultivando o amor que na sua época era muito forte.

“Espero que eles cultivem o amor por esse espaço histórico, que eles preservem a escola para que ela seja sempre referência para todo mundo”, finalizou Betce. 

Memória

Inaugurado como Liceu Paraense, em 1841, pelo então presidente da Província do Pará, Bernardo de Souza Franco, o colégio recebeu outras denominações até finalmente ser chamado de Colégio Estadual Paes de Carvalho, em 1942, em homenagem ao médico Paes de Carvalho, que durante o seu governo, deu impulso à educação no estado.

O Paes de Carvalho é também um dos maiores colégios públicos do Pará e um dos principais símbolos do patrimônio histórico de Belém por onde já passaram personalidades de toda ordem, como o escritor Dalcídio Jurandir, médico Gaspar Viana, e ex-governadores, como Jader Barbalho, Simão Jatene, Lauro Sodré, Alacid Nunes, entre outros. 

Edmar Holanda destaca responsabilidade à frente da direçãoO diretor da escola, Edmar Holanda, ressalta a responsabilidade de estar à frente de uma instituição tão importante e de referência para os paraenses. 

“Mais que um prédio escolar, nós estamos falando de um prédio histórico da nossa cidade que, apesar de todas as intervenções e algumas alterações, ainda mantém toda a estrutura desde a sua origem e isso é mais um ponto para que aumente o orgulho de estar aqui e da nossa responsabilidade de manter e continuar esse trabalho. É inevitável a gente falar do orgulho de estar dentro de uma escola como o colégio estadual Paes de Carvalho, mas também traz um sentimento de muita responsabilidade, de garantir a continuidade de uma escola centenária. Por aqui nós já tivemos a presença de sentar em nossos bancos escolares, governadores, desembargadores, mas também não podemos esquecer os milhares de pais de família, mães de família, operários e profissionais liberais que também já passaram por aqui e hoje constituírem a sociedade paraense”, disse o diretor. 

Outro destaque é a estrutura arquitetônica que, apesar das intervenções realizadas ao longo dos anos, mantém suas características neoclássicas que podem ser vistas na fachada da escola, com um pequeno pórtico colunado em cores nos tons de azul e branco, além de possuir um espaço interno com arquitetura clássica. 

O prédio já passou por várias obras, mas manteve seus traços arquitetônicos tradicionais e originais. A maior delas foi no ano de 1967, cuja composição permanece até hoje, e a mais recente intervenção foi em 2019, pela então gestão do governador do estado, Helder Barbalho, com obras de revitalização das fachadas frontal e lateral e melhorias internas e de acessibilidade. 

A secretária de Educação, Elieth de Fátima Braga, reverencia alunos e servidores da escola e destaca o compromisso por uma educação de qualidade. 

“Eu quero cumprimentar todo o quadro de servidores e alunos do Colégio Paes de Carvalho, uma escola que tem cento e oitenta anos de atividade e faz parte da história do nosso querido Pará. Com certeza, muitas pessoas que construíram o nosso Estado passaram por essa escola e hoje é um momento muito particular, nós, enquanto o Governo do Pará, temos a honra de, em 2019, ter feito a reforma do espaço que  é um patrimônio arquitetônico totalmente preservado e que continua construindo educação de qualidade diariamente. Nós queremos parabenizar aos alunos, aos servidores, pais e todos aqueles que compõem esta bela história, que está intimamente ligada à história do nosso querido Pará. Parabéns, Carvalho. Seguimos em frente, fazendo educação de qualidade, preservando nossos patrimônios sólidos”, evidenciou a titular da Seduc.

Homenagem

Em 2020, a agremiação Império de Samba ‘Quem São Eles’ homenageou a escola com o enredo “A beleza de ser um aprendiz", enaltecendo o valor cultural da escola e mostrando ao público a trajetória da escola. 

Celebração

Às 18h, a direção da unidade irá fazer uma programação on-line, em comemoração aos 180 anos do colégio. Na ocasião, ocorrerá a apresentação do livro "Como foi salvo o Paes de Carvalho", com relatos de ex-alunos.