Fórum e EBC querem qualificar servidores da área de comunicação pública na Amazônia
Representantes do Fórum Permanente de Comunicação Pública Governamental da Amazônia, grupo que inclui as Secretarias de Comunicação da Amazônia Legal, se reuniram na manhã desta sexta-feira (3) com a diretoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na sede da instituição, em Brasília (DF). Em pauta, a discussão de uma maior integração da comunicação da Amazônia e maior visibilidade dos materiais produzidos pelas Secretarias nos veículos de informação da EBC - TV Brasil e Agência Brasil.
Durante reunião, o grupo discutiu as possibilidades de integração de conteúdo, e decidiu que será elaborado um termo de cooperação técnica, via Fórum, que garanta essa aproximação entre os estados e a EBC. O objetivo é promover a qualificação técnica dos servidores da área de comunicação nos mais diversos setores, como jornalismo, publicidade e produção audiovisual, além de trocar conteúdo, especialmente jornalístico, para Agência Brasil, TV Brasil e Rádio Nacional.
“Essa cooperação técnica vai qualificar as nossas equipes de comunicação, mostrando o padrão da Agência Brasil, para que elas possam produzir e enviar material para a rede nacional. Isso é um exemplo de como ter um produto reconhecido pela sua qualidade, pois você passa a ser referência para outros grupos, para outros veículos, da produção de comunicação feita nos Estados da Amazônia”, destacou o secretário de Comunicação do Pará, Daniel Nardin.
Visibilidade - O Fórum Permanente de Comunicação Pública Governamental da Amazônia foi criado durante o 13º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado nos dias 26 e 27 de janeiro deste ano, em Macapá (AP). A partir desse encontro, o grupo vem articulando uma série de ações integradas para melhorar e dar mais visibilidade às ações realizadas na Amazônia. A proximidade com os veículos da EBC é mais um passo para alcançar esses objetivos.
“Temos muitas coisas que podem ser mostradas para o País e, para o mundo, pelos veículos da EBC. Isso envolve não só o turismo, mas também o esforço que os estados vêm fazendo para garantir o desenvolvimento sustentável. E, fora essa questão, temos matérias jornalísticas e produção de conteúdo que mostram um pouco mais da cultura, das tradições, da gastronomia, da geografia, enfim, um pouco mais a Amazônia para os brasileiros, para que conheçam melhor esse território que ocupa 60% do nosso País, mas que ainda é permeado de mitos”, reiterou Daniel Nardin.
A proposta de cooperação técnica discutida pelo grupo foi bem recebida pelos diretores da Empresa de Comunicação. “A reunião foi extremamente produtiva e, certamente, mais para frente, a gente vai ter a finalização dessa cooperação técnica. Com isso, os paraenses e os brasileiros vão começar a ver com mais frequência a Amazônia na tela da TV Brasil e nas matérias da Agência Brasil. Todo esforço é válido para que os brasileiros conheçam essa área fantástica, e que, consequentemente, irá ajudar a derrubar muitos mitos”, ressaltou o secretário de Comunicação do Pará.
Também participaram do encontro o diretor de Jornalismo da EBC, Lourival Macêdo; o superintendente da TV Brasil, Caique Novis; o gerente executivo de Rede da EBC, Fernando Luz; os secretários de Comunicação do Acre, Andréa Zílio, e de Roraima, Gustavo Abreu; o secretário de Assuntos Estratégicos do Mato Grosso, Jean Campos; o coordenador do Núcleo de Rádio e TV da Secom/Pará, Antenor Filho, e o diretor Administrativo da Secretaria, Valdemir Chaves.