Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Cosanpa conclui cursos gratuitos em quatro municípios paraenses, nesta sexta-feira

Cem participantes foram beneficiados e receberam certificados de qualificação que irão ajudar na atuação em diferentes ramos profissionais

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
25/06/2021 16h39

Concluintes do curso de manicure e pedicure, em AnanindeuaNesta sexta-feira (25), a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) concluiu cinco cursos gratuitos realizados durante a semana, nos municípios de Ananindeua, Belém, Breves, no arquipélago do Marajó, e  em Castanhal, no nordeste paraense. Ao todo, 100 participantes foram beneficiados e receberam certificados de qualificação profissional.

Desempregada, Marcilene Carvalho resolveu participar do curso de manicure e pedicure para tentar novas oportunidades e retornar ao mercado de trabalho. “Quero agradecer a Deus e à Cosanpa, que nos proporcionou esse curso para entrarmos no mercado. Para nós, é um novo aprendizado que veio para nos capacitar. A gente não teria, no momento, como pagar um curso e só tem a agradecer”, declarou a moradora do bairro de Águas Lindas, em Ananindeua.

Turma conclui formação em agente de portaria, em Castanhal Em Breves, no arquipélago do Marajó, foi ofertado o curso de atendente de farmácia para 20 moradores do município. “O curso vai me agregar muito e espero que me ajude nas oportunidades de emprego”, disse, esperançoso, o estudante Eduardo Matos.

Paulo André trabalha como barbeiro no bairro do Telégrafo, em Belém, e decidiu fazer o curso de design de sobrancelhas para oferecer uma nova opção de serviço aos clientes. “Eu sou o único homem entre as mulheres do curso. Isso vai me ajudar a ter uma renda extra. Gratificante ter esse curso na nossa comunidade, reconhecendo o esforço de quem está começando agora, que teve que se virar por conta da pandemia”.

Em Castanhal, de segunda a sexta-feira, foi realizado o curso de agente de portaria. “Me sinto muito feliz de chegar até o fim do curso porque nos ajudaram a nos preparar para entrar no mercado de trabalho com qualificação. Agradeço toda a equipe da Cosanpa”, disse Diego Gonçalves.  

Ananindeua - curso de manicure e pedicureA Cosanpa realiza ações socioeducativas e cursos gratuitos em municípios onde há obras de saneamento financiadas pela Caixa Econômica Federal em andamento. Em Belém, os cursos foram possíveis por conta das obras no Complexo Bolonha e pela construção da Estação de Tratamento de Esgoto do Una, no bairro do Telégrafo. Em Ananindeua, está em andamento a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água do bairro Águas Lindas. O sistema de água de Breves está sendo ampliado com nova estação de tratamento de água e novas redes para atender a população com água de qualidade. Em Castanhal, as obras de ampliação do sistema de água irão atender mais de 65 mil pessoas, em mais de nove bairros.