Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MIGRAÇÃO

Sejudh presta atendimento a passageiros venezuelanos no Aeroporto Internacional de Belém

A Sejudh possui, no Aeroporto o Posto de Atendimento Humanizado ao Migrante, que recepciona pessoas deportadas e não-admitidas.

Por Gerlando Klinger (SEJU)
24/06/2021 12h06

Nesta quarta-feira (23), a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, por meio da Coordenação de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Erradicação do Trabalho Escravo e Migração Segura, Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante e o Procon Pará, atuaram em favor de 25 migrantes venezuelanos, vindos de diversas cidades da região Norte do País, que foram impedidos de seguir viagem, depois de lotação máxima no voo que os levaria para outras cidades do Brasil.

A Sejudh possui, no Aeroporto Internacional de Belém, em Val de Cans, o Posto de Atendimento Humanizado ao Migrante, que recepciona pessoas deportadas e não-admitidas, onde é desenvolvida uma metodologia de atendimento humanizado, identificando possíveis vítimas de tráfico de pessoas e migração irregular, oferecendo, conforme cada caso, um acolhimento por meio de uma rede local.

A coordenadora da Sejudh, Lorena Romão, esclareceu, depois de conversas com a gerência regional da Azul, as circunstâncias do não embarque dos 25 venezuelanos aos destinos. “A Azul possui uma parceria com a entidade Brasil do Bem, que prevê cortesia de passagem aérea. Contudo, a viagem está condicionada à existência de vagas nos voos e, de acordo com a companhia aérea, sempre há uma equipe de apoio dessa entidade nos locais de conexão, o que não ocorreu em Belém”, disse.

Outros órgãos também foram chamados para atuar no caso. A Polícia Civil, registrou um boletim de ocorrência sobre o fato. A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII, forneceu transporte para os 25 migrantes e garantiu alimentação e espaço adequado para higiene pessoal no Centro Pop. Já o Procon Pará, que é vinculado à Sejudh, notificou a Azul. 

“Todos os 25 venezuelanos foram esclarecidos acerca dos seus direitos, enquanto consumidores e migrantes, bem como os procedimentos de viagem e seus direitos”, afirmou Lorena Romão. Depois de tratativas, todos os estrangeiros que estavam no Aeroporto Internacional de Belém, seguiram de volta para Manaus, de onde serão encaminhados aos seus destinos finais.