Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Cuidado e segurança oferecidos aos usuários asseguram manutenção de certificação nacional a hospital do Marajó 

Hospital Regional Público do Marajó é referência em média e alta complexidade para população estimada em 300 mil habitantes de sete municípios

Por Vera Rojas (HEMOPA)
22/06/2021 16h52

A garantia de assistência segura aos pacientes e a excelência de seus processos mantiveram a Acreditação ONA I, do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, no arquipélago do Marajó. A certificação analisa os critérios de segurança do paciente em todos os níveis da instituição de saúde e pela estrutura hospitalar.

A renovação foi concedida pela Organização Nacional de Acreditação, e ocorreu por meio da reavaliação e aprovação do Instituto Qualisa de Gestão (IQG). Uma nova avaliação será realizada em janeiro de 2022.

De acordo a colaboradora Leila Soares, do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), alguns pontos foram favoráveis à gestão para manutenção do título. Entre eles estão o compromisso com ações de responsabilidade social e o envolvimento da alta gestão nos processos de qualidade e segurança, por ser uma unidade hospitalar com referência regional.

Segundo ela, a reavaliação foi tranquila. O processo contou com um momento com a alta direção e, logo após, com os profissionais da média gerência. “Com a recomendação da manutenção da Certificação ONA1, os avaliadores alinharam algumas sugestões de melhoria para gestão e destacaram a atuação da unidade hospitalar, sobretudo quanto aos procedimentos para a garantia da segurança ao paciente, à integração da equipe multiprofissonal da Unidade e uma boa comunicação entre as pessoas e os processos”, revelou Leila Soares.

O regional do Marajó é referência em média e alta complexidade para uma população estimada em 300 mil habitantes de sete municípios, vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (8º CRS), composto por Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. 

A produtora rural Eliana Rodrigues dos Santos, 46 anos, do município de Gurupá, é uma das usuárias vinculada ao 8º CRS e ratifica a assistência de qualidade oferecida pela equipe do Regional do Marajó. Mãe de sete filhos, ela deu entrada no HRPM no último dia 7, com diagnóstico de Covid-19, em estado grave. Após 10 dias de internação, dos quais sete dias permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ela teve evolução em seu estado de saúde e recebeu alta na sexta-feira (18). A usuária foi recepcionada pela sua filha, Elciane dos Santos Coelho, e pela irmã, Suely do Socorro Rodrigues dos Santos. 

"É uma alegria enorme por esse dia. Admito que foi uma batalha muito difícil, passei sete dias na UTI. Estou satisfeita com o atendimento, fui bem atendida aqui neste hospital. Eu só tenho a agradecer a Deus e à equipe que cuidou de mim. Saio daqui sem queixa nenhuma. Graças a Deus estou vencendo e superando”, destacou a usuária, que despediu-se de todos com mais fé na vida.

O HRPM é um dos hospitais da rede de regionalização da saúde pública do Pará, referência na assistência a pacientes com a Covid-19, em casos graves.

Para o diretor executivo do regional do Marajó, o administrador Cristiam Tassi, a certificação ONA reconhece a qualidade interna das organizações hospitalares que garante a segurança nos atendimentos aos usuários. “Essas boas práticas promovem mudanças na cultura organizacional, em que todos os colaboradores do HRPM trabalham as suas ações em busca de melhorias, visando à manutenção da segurança do paciente. O Governo do Pará e a Secretaria de Estado de Saúde Pública priorizam no nosso contrato de gestão não só pelo cumprimento de metas, como também por uma gestão por excelência junto aos usuários do SUS”.

O gestor enfatiza ainda que a unidade hospitalar possui protocolos e fluxos bem definidos, além de profissionais qualificados. “Essa mistura faz com que os hospitais geridos pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) sejam unidades de saúde acreditadas e que cumpram seus compromissos com assistência segura aos seus usuários”.

Para o secretário de Saúde do Pará, Romulo Rodovalho, a "Acreditação" é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. No caso do HRPM, é o empenho da saúde pública em assistir a população da melhor forma. "A acreditação é um processo que busca saber se aquele corpo técnico atua de acordo com as diretrizes que buscam aumentar a qualidade, reduzir os riscos e aumentar a segurança dos pacientes. Isso mostra que estamos prestando um serviço de excelência no Estado do Pará", reiterou o secretário.

Serviço: O HRPM é um órgão do Governo do Estado administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A Unidade presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital fica localizado na avenida Rio Branco, 1.266, no bairro Centro, município de Breves. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.